Comércio de Friburgo vai poder abrir no feriado do dia 7

Lojas precisam assinar termo de adesão à convenção coletiva
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

No próximo dia 7 de setembro, uma terça-feira, feriado nacional em celebração ao Dia da Independência do Brasil, as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a abrir suas portas, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. O acordo determina que, para funcionar, os comerciantes devem formalizar, junto às duas entidades, termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, explica que a convenção contém cláusula que prevê a abertura das lojas em praticamente todos os feriados, do ano, incluindo 7 de setembro, e a extensão do horário próximo de datas especiais, como Dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal. Ele ressalta que o funcionamento é opcional, mas necessita de regulamentação para ter assegurada sua validade.

“Nossa convenção estabelece condições para abertura nos feriados e ampliação do expediente antes de datas comemorativas, de maneira a dar liberdade de escolha aos empresários e, ao mesmo tempo, preservar os direitos dos empregados do comércio”, observa Braulio, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Braulio Rezende lembra que em 2021, excepcionalmente, em razão da pandemia da Covid-19 e das normas restritivas que deixaram as lojas fechadas por longos períodos, o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados permitiram ainda o funcionamento do setor nos feriados de 1º de maio, Dia do Trabalho, e 16 de agosto, quando se celebrou na cidade o Dia do Comerciário.

“Nessas datas, as lojas geralmente não abrem. No momento, dentro de um cenário atípico, achamos que seria importante oferecer ao nosso segmento oportunidade de reduzir os prejuízos que vem acumulando desde 2020 e que se intensificaram nos primeiros meses do ano devido ao agravamento da pandemia e à crise decorrente dela”, acrescenta.

Além de Nova Friburgo, integram a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, portanto, os lojistas destes municípios ficam obrigados a cumprir o acordo coletivo de Nova Friburgo na integralidade de suas cláusulas.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: