Comerciantes otimistas com expectativa de aumento nas vendas

É o que aponta pesquisa da Fecomércio com mais de 155 mil empresários fluminenses
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Guilherme Alt)
(Fotos: Guilherme Alt)

O retorno gradual da economia em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, que ocorre também em Nova Friburgo, começa a sinalizar uma melhora no ambiente de negócios. É o que mostra a sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) com 517 empresários fluminenses. A pesquisa realizada na última semana teve como objetivo acompanhar a situação presente e as expectativas para os próximos três meses, nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, além dos indicadores de endividamento e inadimplência. 

Para 38,1% dos empresários entrevistados (155 mil) é aguardado um aumento na demanda; outros 39,7% acreditam que o consumo se estabilizará e 22,2% ainda esperam alguma redução no consumo, mesmo no período de Natal. Quando o mesmo grupo de entrevistados foi perguntado sobre a demanda dos últimos três meses, 17% informou que melhorou, 13,9% se estabilizou e 69,1% disseram ter diminuído ou diminuído muito. 

Como estão os negócios

Ainda considerando os três meses passados, a pesquisa do IFec RJ indagou os empresários sobre como está a situação do seu negócio. Cerca de 18,6% disseram ter melhorado de alguma maneira, para 15,9% ficou igual e para 65,6% piorou ou piorou muito. Dentro do período dos meses anteriores, a sondagem também perguntou como se comportou o número de empregados de suas empresas. Para 6% dos entrevistados aumentou, outros 37,5% informaram que estabilizou e 56,5% disseram ter diminuído de alguma forma.

O levantamento também procurou entender a expectativa com relação ao número de empregados para os próximos três meses. A maioria dos empresários (56,9%) informou que espera uma estabilidade, ou seja, manter o número atual de funcionários. Para 16,6% deve aumentar de alguma maneira. Outros 26,5% ainda acreditam que ocorrerá alguma diminuição.

Endividamento e Inadimplência

Muitos empresários ainda enfrentam dificuldade para obter crédito junto às instituições financeiras, ocasionando em alguma dificuldade nos negócios. Considerando o endividamento, a pesquisa do IFec RJ perguntou como os entrevistados consideram que sua empresa ficou nos últimos três meses: endividadas (26,5%), muito endividadas (23,2%), pouco endividadas (21,9%) e não ficaram endividadas (28,4%).

Apesar da pesquisa mostrar que 41% dos empresários não terem ficado inadimplentes, 25,3% informaram estar inadimplentes, 13% muito inadimplentes e 20,7% pouco inadimplentes.    

A Fecomércio 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 323 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 61% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

 

 

 

LEIA MAIS

Constatação é de pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE

Iniciativa proposta pelo presidente da casa, vereador Max Bill, é estreitar relações e buscar parcerias em prol do desenvolvimento do município

Objetivo é que o consumidor perceba de forma clara e precisa o desconto oferecido

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: comércio