A renovação ou a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser solicitadas no Estado do Rio de Janeiro sem a necessidade de fazer agendamento para ir ao posto do Detran. O procedimento pode ser feito pelo Posto Digital do órgão. O procedimento é mais rápido e está sendo oferecido aos fluminenses desde 2022, mas muita gente ainda não sabe. O Posto Digital é acessado pelo site do Detran ou pelo aplicativo que pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS.
No caso da segunda via, o cidadão só precisará comparecer ao Detran de sua escolha na hora de receber o novo documento. Já para renovar a CNH, o usuário que solicitar o serviço pelo Posto Digital só terá de comparecer ao posto de sua escolha, sem agendamento, para tirar nova fotografia e fornecer as impressões digitais. Pelo Posto Digital, a pessoa também obtém o endereço e o telefone da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental.
Vale lembrar que, pedindo a segunda via no Posto Digital, o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais em sua CNH, pois o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Se quiser fazer alteração de dados, o requerente terá de comparecer a um posto. No caso da renovação, também não poderá haver alteração dos dados da carteira anterior, no máximo a inclusão de informação de atividade remunerada.
Em que casos pode-se solicitar a 2ª via da CNH Simplificada
A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e também de roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No Posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 183,24). Se a carteira estiver vencida ou próxima do vencimento, o serviço indicado é a renovação de CNH.
Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa de segunda via, como as vítimas de furto ou roubo, continuarão abrindo processo administrativo presencialmente no Detran ou nas Ciretrans, apresentando o Registro de Ocorrência da delegacia de Polícia Civil. Caso optem por requerer a segunda via no Posto Digital será preciso pagar o Duda do serviço.
O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio. Condutores com a última CNH emitida em outro estado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento. Para obter a segunda via da CNH não é necessário fazer exame médico.
Passo a passo para requerer a 2ª via da CNH no Posto Digital
1 – Pagar o Duda de Segunda Via de CNH (Código 214-3), obtido no site do Bradesco;
2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran.RJ ou no aplicativo de celular, e clicar na aba Habilitação;
3 – Clicar na aba ‘Segunda Via da CNH - Solicitar’;
4 – Indicar o motivo de sua solicitação: extravio, rasura, roubo ou furto, etc;
5 – No caso de roubo ou furto, confirmar se quer continuar a fazer pelo Posto Digital;
6 - Informar o número do Duda pago;
7 – Conferir os Dados Biográficos registrados no sistema e confirmar a veracidade deles;
8 – Conferir o endereço e o CEP de residência registrados no sistema;
9 – Informar a unidade do Detran onde deseja retirar a CNH impressa;
10 – Confirmar a solicitação de Segunda Via marcando ‘Sim’;
11 – Concluir o processo clicando em ‘Solicitar’;
12- Aguardar o processamento biométrico online;
13 – Imprimir o Formulário Renach, com os dados de seu pedido;
14 – Após 10 dias úteis, buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.
Como requerer a renovação da CNH no Posto Digital
1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do banco Bradesco;
2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran e clicar na aba ‘Habilitação’;
3 - Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;
4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;
5 – Indicar o posto do Detran.RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;
6 – Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O Renach deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;
7 – Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;
8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran.RJ indicada no formulário;
9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.
Deixe o seu comentário