Clube Pinheiros, de Jhennifer Alves, desiste do Troféu Brasil de Natação

Após bater novo recorde na carreira, atleta friburguense chegaria como atração
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
por Vinicius Gastin
 Preocupação com a pandemia foi a justificativa do Pinheiros para desistir da competição
Preocupação com a pandemia foi a justificativa do Pinheiros para desistir da competição

Após os mais variados cancelamentos de provas e competições de praticamente todas as modalidades esportivas espalhadas pelo mundo, a natação brasileira iniciou o seu único campeonato presencial da temporada. O Troféu Brasil de Natação começou na quarta-feira, 9, e prossegue até o próximo sábado, 12, na piscina do Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Exceção no Calendário Nacional de Natação de 2020, o torneio contará com a participação de alguns dos mais importantes nomes da modalidade do Brasil, e terá também a presença de alguns estrangeiros. Neste seleto grupo estaria a friburguense Jhennifer Alves. No entanto, a diretoria do Pinheiros, clube do qual ela faz parte, decidiu por não participar do Troféu Brasil de Natação. A diretoria do clube alegou preocupação com o seu grupo de atletas devido à pandemia da Covid-19.

O clube Pinheiros participaria do Troféu Brasil de Natação com um total de 36 nadadores e alguns dos melhores atletas do país. O clube ainda está inscrito em outras duas competições neste fim de ano, uma tomada de tempo que acontecerá na Unisanta, em Santos no próximo fim de semana, e os campeonatos paulistas marcados para o município de Bauru, na semana seguinte. Ambas as competições estão “confirmadas por enquanto”, e os casos serão analisados pontualmente, ou seja, dia a dia.

Desta forma, Jhennifer Alves perde a oportunidade de aproveitar o embalo do recente bom resultado conquistado em Budapeste, na Hungria. Medalhista em várias das principais competições pelo mundo, alcançou o décimo recorde sul-americano na carreira durante a disputa da ISL.

A marca foi batida defendendo o Toronto Titans, na primeira rodada de skins da semifinal 2. Jhennifer nadou 29.91, batendo assim, pela terceira vez, a marca sul-americana dos 50 metros peito em piscina curta. Ao todo são seis recordes em piscina longa e quatro em piscina curta. Vale destacar que ela já era a detentora do principal tempo anterior da prova (30s00).

O bom desempenho ainda rendeu uma boa premiação à nadadora: algo em torno de 3.968 dólares, sendo este o 14º maior valor pago dentre os pouco mais de 20 brasileiros participantes da competição.

Troféu Brasil e os protocolos

Para a realização do Troféu Brasil em tempos de pandemia, o departamento médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou os protocolos que serão seguidos no torneio. Entre as orientações, está a obrigatoriedade de um exame PCR negativo, ou IgG+ 72 horas antes, para todos os envolvidos na competição.

A competição reunirá alguns dos principais atletas do Brasil e será seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos marcado para 2021. As orientações médicas são fundamentais para a prevenção à Covid-19.

“Fizemos um protocolo muito seguro que visa a saúde e a segurança dos atletas e comissão técnica. Todos que vão para o Rio de Janeiro devem apresentar um teste negativo e, chegando lá, tanto nos hotéis, como no local da competição teremos todos os cuidados de higiene e distanciamento social. Inclusive separando horários de entrada de atletas que competirão na etapa daqueles que irão apenas treinar”, disse o médico da CBDA, Rodrigo Brochetto.

O Troféu Brasil terá, no máximo, 350 pessoas envolvidas em toda a competição. O objetivo é limitar ao máximo todo o acesso e controle das equipes e evitar que haja um fluxo ainda maior de pessoas no Vasco da Gama.

“A segurança dos atletas, staff e demais envolvidos é a prioridade número um da CBDA. Para isso, estamos seguindo os protocolos de segurança desenvolvidos pela nossa junta médica, que tem larga experiência nas áreas de treinamentos e eventos competitivos. Fazer por fazer não é nossa intenção. Estamos fazendo, pois é um clamor da comunidade aquática, mas, ao mesmo tempo, estamos realizando essa competição presencial, pois sabemos que os protocolos que desenvolvemos são bastante seguros e irão reduzir drasticamente a possibilidade de contágio”, disse o diretor de natação da CBDA, Eduardo Fischer.

LEIA MAIS

Nadadora de Nova Friburgo bateu o recorde sul-americano da modalidade, completando a prova em 29s87

Time brasileiro terá diversos atletas que participaram do Mundial de Budapeste este ano

Atleta friburguense alcança marcas históricas no Mundial em Budapeste

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: natacao