Ceperj e Uerj lançam portal científico inspirado na revista Nature

Objetivo é reforçar o protagonismo do Estado aproximando ciência, setor produtivo e movimentos sociais
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Ceperj e Uerj lançam portal científico inspirado na revista Nature

A Fundação Ceperj e a Uerj vão inaugurar um portal de conteúdo científico-tecnológico inspirado nas renomadas revistas Nature (Springer), Knowledge (Insead), Le Mag (IRD) e The Lancet. Previsto para ser lançado a partir de janeiro de 2021, o projeto foi criado através de um termo de cooperação e tem um importante diferencial: todo o conteúdo será gratuito.

O projeto expressa uma série de reformulações no site da revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, produzida e publicada pela Fundação Ceperj entre os anos de 2013 e 2019, e em parte deste período com a parceria do Instituto Pereira Passos, com o objetivo de fomentar inovações científicas, produções locais e a gestão pública. 

Segundo o presidente da Fundação Ceperj, Gabriel Lopes, a publicação “é um canal de conhecimento atualizado e confiável para entender e transformar a realidade fluminense”.

A reformulação foi idealizada em conjunto por pesquisadores e técnicos da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação Ceperj, da Coordenadoria de Redes e Prospectiva da Uerj, e da coordenação da Rede Pró-Rio – entidade multi-institucional coordenada pela Uerj, com foco em políticas públicas para o Rio de Janeiro.

Revista será semestral

O Conselho Científico será ampliado para incorporar pesquisadores doutores de diferentes áreas das instituições científicas de ensino e pesquisa no Estado do Rio de Janeiro. O projeto reorganiza recursos e pessoal já existentes, segundo uma visão prospectiva sustentável e aplicada, em que a gestão pública tanto utiliza como produz informação que gera valor.

Na nova plataforma, os tradicionais artigos acadêmicos estarão acompanhados de novos formatos de comunicação científica, como relatórios setoriais, análises multidisciplinares, séries históricas e indicadores que favoreçam a formação de quadros técnicos e acadêmicos, mas também capacitação e novos negócios para empreendedores e movimentos sociais.

Atualmente, os Cadernos já estão abrigados no portal da editora da Uerj, Eduerj – mas com públicos restritos. A importância do material é reforçar o protagonismo do Estado aproximando ciência, setor produtivo e movimentos sociais.

“Saúde, Informação e Desenvolvimento” será o primeiro número no novo formato. A abertura da chamada universal acontece em janeiro de 2021. O portal será atualizado semanalmente, e a revista acadêmica terá periodicidade semestral, com publicações nos meses de abril e setembro.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: