Ceasa de Friburgo recolheu este ano 40 ton de embalagens vazias de agrotóxicos

Ação da Secretaria de Agricultura visa ao controle do uso de defensivos agrícolas nas áreas de produção do estado
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Ceasa de Friburgo recolheu este ano 40 ton de embalagens vazias de agrotóxicos

Nos últimos dois anos, o Rio de Janeiro se destacou no ranking dos estados que apresentaram o maior crescimento no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Ao todo, 80 toneladas desse material foram retiradas do campo, representando um aumento de 104,7%.

Só no posto de recolhimento em Nova Friburgo, localizado no Ceasa - Conquista, foram recolhidos neste ano 40 toneladas, sendo o posto que mais recolhe no Estado, segundo Geovani, presidente da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense (Arasef). 

O trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), por intermédio da Superintendência de Defesa Agropecuária, vem intensificando as ações de conscientização junto aos produtores rurais para a devolução das embalagens de agrotóxicos.

Em parceria com a Emater-Rio, as prefeituras municipais e associação de distribuidores, são realizadas diversas campanhas de recolhimento itinerante, com o objetivo de dar capilaridade à rede de postos de recebimento do estado. Além disso, são realizadas palestras sobre o processo de recolhimento das embalagens vazias de produtos agrotóxicos usados nas áreas rurais.

“É importante o trabalho de fiscalização nas propriedades rurais e nos comércios. O uso incorreto e excessivo de agrotóxicos pode causar sérios danos à saúde da população e ao meio ambiente. Essas ações têm como finalidade evitar a contaminação ambiental e a destinação correta das embalagens”, afirma o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador de controle de agrotóxicos da Secretaria de Estado de Agricultura, Leonardo Vicente da Silva, as ações de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos vêm gerando resultados positivos em todo o Estado e mostrando ao agricultor que a utilização desses produtos deve obedecer à legislação. “O material recolhido, que deixará de contaminar o ambiente, será levado para reciclagem em local licenciado para este tipo de serviço”, explicou Leonardo Vicente.

 Legislação específica

Vale destacar que existe uma legislação específica que trata da obrigatoriedade do retorno das embalagens de agrotóxicos vazias, para evitar a poluição ambiental e o risco de acidentes que possam prejudicar a saúde humana.

Segundo o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes, muitos produtores desconhecem essa obrigatoriedade e os seus riscos. “Alguns chegam a reaproveitar as embalagens para transportar água, servir de recipiente para guardar ração animal ou até lançam de qualquer maneira pelos campos, podendo contaminar os córregos e o lençol freático nas suas propriedades. Além de perigoso, é ilegal”, afirma Paulo Henrique.

Aqui em Friburgo, o produtor pode entrar em contato com o Geovani, presidente da Arasef, através do Whatsapp (22) 99737-9120, para o retorno da embalagem. “Através do Whatsapp os produtores entram em contato comigo, eu passo os dados de tudo o que consta no sistema no nome deles e explico como deve ser feita a devolução, a maneira de como dever ser entregue (lavada, furada, etc)”, relatou. 

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra