CDL e Sincomércio fazem a terceira rodada de reuniões com os candidatos

Na segunda-feira, entidades receberam Johnny Maycon e Cláudio Damião
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
CDL e Sincomércio fazem a terceira rodada de reuniões com os candidatos

Na terceira rodada de videoconferências com os candidatos a prefeito, na última  segunda-feira, 26, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo contaram com as participações de Johnny Maycon (Partido Republicanos) e Cláudio Damião (Psol). Os encontros, em separado, seguiram o mesmo modelo estabelecido pelas entidades para os 16 candidatos: 30 minutos reservados à apresentação dos programas de governo e 30 minutos destinados a perguntas dos empresários sobre temas diversos. 

O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, agradeceu aos candidatos por disponibilizarem tempo para conhecer as dificuldades enfrentadas pelo comércio e as expectativas do setor para a próxima administração municipal. “As reuniões promovidas pelas nossas entidades são excelentes oportunidades para os políticos se inteirarem das nossas angústias e das nossas esperanças para Nova Friburgo”, comentou.

Johnny Maycon acentuou que, se eleito, seu governo será montado com base em transparência e reformulação da gestão pública, por meio da informatização gradual dos serviços e do diálogo autêntico com a sociedade. Ele acredita que a implantação de tecnologia permitirá, por exemplo, controlar a compra de medicamentos para o Hospital Raul Sertã, assim como monitorar o histórico dos pacientes e a assistência prestada pelo corpo médico. 

O candidato sustentou ainda que as ferramentas tecnológicas facultarão também avaliação do governo pela população e valorização dos bons servidores. O funcionalismo, acrescentou ele, obedecerá a uma nova estrutura organizacional e ganhará gratificações por produtividade; um grupo de gerenciamento emitirá relatórios semanais que ajudarão o prefeito a identificar atrasos e cobrar celeridade no andamento dos processos.

Além do conselho definido por lei municipal, Johnny afirmou que vai compor comissão técnica multidisciplinar para fiscalizar a atuação das concessionárias de transporte, água e esgoto, energia elétrica e coleta de lixo. Intenta atualizar o Código de Posturas, que data de 1969, e o Código Tributário aprovado em 2018, que, de acordo com ele, apesar de elevar a arrecadação, não melhorou os investimentos no município. 

Na área de turismo, Johnny Maycon promete desenvolver portal único que agregue eventos e demais atrativos da cidade e explorar a Praça Getúlio Vargas como ponto geodésico, marco zero e coração do Estado do Rio de Janeiro. “A transparência é a maneira que teremos de mostrar como usaremos com responsabilidade centavo por centavo do dinheiro do município. Espero que o comércio esteja do meu lado, já que somos unânimes na paixão e no amor por Nova Friburgo”, assinalou o candidato.

Cláudio Damião revelou que seu projeto de governo foi elaborado com prioridades possíveis de se viabilizarem em quatro anos. Prevê a criação da Secretaria de Participação Popular e Transparência e a edificação de soluções advindas da união entre moradores, associações de classe e entidades empresariais, de modo a garantir sintonia com a realidade do município. 

Cláudio também pretende instituir um  plano de carreira e salários para os servidores, formação continuada e redução na quantidade de nomeações políticas. Na opinião do candidato, uma equipe técnica competente estará apta a acabar com os gargalos observados nas transições de governo, porque esses servidores permanecerão em atividade e levarão adiante o trabalho, independentemente dos resultados a cada eleição. Ele acha que uma dinâmica diferente, com concurso público, auditorias, ajuste de funções e visão de futuro irá desburocratizar e dinamizar os serviços. Assegura que estudará os contratos de concessão e cumprirá o que estiver pactuado.

O candidato objetiva informatizar a administração para aumentar a qualidade do atendimento aos cidadãos em todos os segmentos, inclusive na saúde, onde enxerga problemas mais amplos do que as deficiências do Raul Sertã e tem o propósito de retomar a Fundação Municipal de Saúde. Cláudio Damião defende que o governo contribua com questões caras à população, num planejamento estratégico que incentive comércio, indústria, emprego, turismo, agricultura, gastronomia, esportes, polo tecnológico, e resgate o patrimônio cultural e de memórias da cidade.

“Vivemos um momento de riqueza democrática, depois de suportarmos revezes políticos, econômicos e de outras ordens, como a tragédia de 2011. Passamos por períodos muito graves em Nova Friburgo, demonstramos resiliência e conseguimos superar tudo com empenho e esforço. Seja qual for o prefeito eleito, ele não alcançará nada sozinho, deverá construir laços. Eu desejo governar com a população, lançando mão de recursos analisados e dialogados, pois minha cabeça viaja no horizonte, mas meus pés estão assentados no chão”, arrematou.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições