Casinhas para cães de rua instaladas no Centro de Friburgo

Abrigos agora são de plástico, em substituição aos de papelão que ficavam molhados e duravam pouco
segunda-feira, 11 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
As casinhas de plástico no Centro (Foto: PMNF)
As casinhas de plástico no Centro (Foto: PMNF)

Os cães comunitários que perambulam pelas ruas do Centro de Nova Friburgo agora têm casinhas para se abrigar da chuva e do frio. A prefeitura  instalou na última sexta-feira, 8,  três casinhas no canteiro próximo ao início da Avenida Alberto Braune. A ação é fruto de uma parceria com a PetFarma e visa à substituição das caixas de papelão nas quais os cães  se abrigavam no período de inverno. Segundo a prefeitura, esse projeto emergencial trará mais dignidade aos animais errantes e proteção contra as baixas temperaturas.

O local também recebeu diversas melhorias, como limpeza nivelamento do piso, poda e capina, e outras outras intervenções estão previstas. Uma placa informando monitoramento da área pelo Programa Cidade Inteligente e câmeras de outros estabelecimentos será instalada. Além de prevenir furto ou depredações das casinhas, as câmeras podem identificar tutores que abandonam animais nas proximidades do abrigo.

Na sede da prefeitura também há um Cãodomínio, com mais três casinhas disponíveis para abrigar cães comunitários. Outros projetos estão sendo debatidos para proteção de animais de rua na cidade, principalmente neste período de frio intenso.

As pastas envolvidas na instalação das novas casinhas de abrigo são a Secretaria de Meio Ambiente e Subsecretaria do Bem-Estar Animal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Turismo, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Programa Cidade Inteligente, além da primeira-dama Lorrayne Ribeiro e do empresário Sergio Soares.

Campanha de adoção

Ainda sobre cães em situação de abandono, a  Prefeitura de Nova Friburgo esclareceu que não determinou e não instalou  placa com identificação da Secretaria de Serviços Públicos no canteiro da Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde os cães comunitários se abrigavam em caixas de papelão disponibilizadas por protetores.

A placa que dizia “proibido jogar lixo ou entulho neste local” foi removida de outro ponto e colocada neste canteiro sem o conhecimento das autoridades municipais.

Imediatamente após tomar conhecimento do fato, por meio de denúncias e manifestações de protetores, a Prefeitura solicitou à Guarda Civil Municipal que removesse a placa.

No último sábado, 9, mais uma campanha de adoção responsável de cães aconteceu na Estação Livre, das 10h às 14h. O  foco desta vez  foi a adoção de filhotes, sobretudo os 18 filhotes (abaixo) e seis adultos resgatados no incêndio de uma casa no bairro Floresta no domingo retrasado, 26. Esses animais foram acolhidos pelo abrigo Cristina Paxeco.

O incêndio na localidade conhecida como  Buraco da Concha, no  Floresta, distrito de Conselheiro Paulino, começou na noite de sábado, 25. Uma casa (acima) cujo morador, um idoso, vivia com mais de 40 cães, pegou fogo, de forma ainda inexplicada. Cerca de 20 cães morreram durante o incêndio. Outros seis cachorros adultos e 18 filhotes foram resgatados vivos - e estarão agora disponíveis para adoção neste sábado. O morador não estava em casa e escapou ileso. 

Os cães mortos foram recolhidos pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) na manhã de domingo. O órgão também providenciou o sepultamento desses animais. Ainda não se sabe o que provocou o fogo. Segundo vizinhos, o dono do imóvel juntava materiais para reciclagem, além de acumular cães. 

Os interessados em adotar um animalzinho  podem obter informações  junto à Ssubea pelo telefone 2525-9111.

 

 

 

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET | fogo