O futebol de botão é uma das modalidades que ainda resistem à tecnologia. Capaz de contemplar pessoas de todas as idades e proporcionar momentos entre os familiares, também pode ser utilizado como instrumento de integração social, algo que não raramente acontece em Nova Friburgo. Dentro deste contexto, os principais incentivadores da modalidade no município, à exemplo do advogado e presidente da AFFM, Fernando Cruz, idealizaram a primeira edição do BotãoNoel.
O evento, com o apoio e parceria da Prefeitura de Nova Friburgo, será realizado neste domingo, 19, a partir das 10h, no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. De acordo com a programação oficial, estão previstos sorteios de mesas, botões, times de botão, camisas de futebol, entre outros. Também serão servidos lanches e refrigerante para as crianças.
A ideia é, a partir deste evento, inserir o futebol de botão, oficialmente, no calendário de festas da prefeitura. Paralelamente também surgiu um convite para a implementação do futebol de mesa na rede municipal de ensino. A Secretaria Municipal de Educação, segundo os botonistas, está interessada em incluir a modalidade nas Olimpíadas Municipais.
Vice no Rio Open
Fechando o calendário de competições em 2021, a AFFM / Friburguense participou, no início deste mês, de mais uma edição do Interclubes Rio Open de Futebol de Mesa, na modalidade 12 toques. O evento aconteceu na sala da Divisão de Futebol de Mesa do Vasco da Gama, no mezanino do ginásio principal de São Januário.
Uma das mais tradicionais equipes de futmesa do Estado, o América, foi o campeão. O Tricolor da Serra terminou na segunda colocação, enquanto Vasco e Botafogo terminaram em 3° e 4° lugar, respectivamente. A equipe do Tupi-MG, convidada especialmente para essa disputa, ficou em último lugar.
A equipe representada por Lucas, Bira, Moacir, Pacheco e Rodrigo Adão teve campanha invicta para levar a taça de campeão. Bateu o Botafogo por 28 a 19; empatou com o Friburguense em 23 a 23; derrotou o Vasco por 27 a 18 e fez 44 a 2 no Tupi-MG. A competição encerrou a temporada de 2021 da modalidade 12 toques. De acordo com a Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro, o calendário de 2022 será divulgado em breve.
A primeira edição do Rio Open foi realizada em 2015, em Niterói, no Clube Combinado 5 de Julho, e Lucas Assumpção (AFC) foi o grande campeão. Este ano também foram permitidas inscrições de jogadores não federados. Estes tiveram que jogar de camisa branca e short de uma única cor. Foi obrigatório o uso de máscaras e todos os participantes tiveram que comprovar que estavam em dia com o calendário de vacinação.
Deixe o seu comentário