O banho de floresta faz parte de uma vertente da ecoterapia do Japão, que surgiu como recomendação governamental para fazer contraponto ao ritmo de vida acelerado e estressante das pessoas, além de ser um estímulo para a preservação da natureza. Aqui explicamos o que é, como surgiu, como funciona, quanto tempo aparecem os efeitos e como praticar.
Análise dos efeitos dos óleos essenciais e dos odores emitidos pelas árvores, sustenta a hipótese de que os pinheiros estão entre os maiores potenciais terapêuticos de uma floresta
A vida urbana e moderna traz uma série de benefícios para a evolução material das pessoas, levando a melhores oportunidades de trabalho, praticidade na vida cotidiana com acesso a produtos e serviços, além de uma variedade de entretenimentos.
No entanto, o ritmo de quem vive nas cidades grandes acaba sendo acelerado, tendo impactos na saúde mental e física. Estresse, poluição, falta de horizonte, entre outros acabam deixando as pessoas suscetíveis a desenvolverem estados de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental, que acabam impactando sua qualidade de vida.
Imagine isso tudo na atual maior cidade do mundo, Tokyo. A megalópole abriga mais de 13 milhões de pessoas (mais de 37 milhões em toda região metropolitana), tem um dos metrôs mais movimentados do mundo, além de um ritmo de vida pautado no trabalho, com sobrecarga sensorial por conta das luzes e sons altos.
O banho de floresta passou a fazer parte de um programa de saúde governamental em 1982, se tornou importante arma da saúde no Japão através do então Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca. O governo japonês visando problemas de saúde mental que este modo de vida estava causando nas pessoas, investiu em uma série de estudos acadêmicos para saber se a exposição a natureza poderia melhorar a saúde mental.
Universidades e centros de pesquisas japoneses passaram a se dedicar ao tema e fizeram descobertas surpreendentes aos longos dos últimos anos. A partir disto, surgiu a recomendação dos médicos japoneses para que a população fizesse shinrinyoku, o Banho de Floresta.
O que significa shinrin yoku? — Shinrin é floresta e yoku é banho. Pautado por estudos científicos, o governo japonês lançou um programa de saúde para que as pessoas passassem algumas horas de seu final de semana e dias de folga em meio à natureza se banhando de sua atmosfera, sons e belezas, além de se beneficiar de óleos cítricos que as árvores liberam para melhorar a imunidade.
O que acontece em uma sessão? — No banho de floresta, ocorrem fenômenos químicos que atuam tanto sob o bem-estar mental, quanto físico. Além disso, tem a atmosfera visualmente e auditiva envolvente, calma, pacífica, ar fresco e belezas que acabam tendo efeitos relaxantes.
Quanto tempo se deve ficar? — Segundo estudos, uma viagem de final de semana com exposição de duas horas a cada dia em uma caminhada ou descanso em meio a floresta é o suficiente para diminuir o estresse e aumentar a imunidade.
Levando a paz da natureza para o bem-estar mental — No Japão, que é um país com muita disponibilidade de parques e áreas verdes, o banho de floresta acabou sendo uma solução acessível economicamente, além de ser fácil de ser realizado.
Deixe o seu comentário