22 de abril - Dia da Terra. Reflexões e ações para um mundo mais sustentável

A data estabelecida pelas ONU alerta para a necessidade de se viver em harmonia com a natureza
terça-feira, 22 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado em 22 de abril em todo o mundo. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Com aproximadamente cinco bilhões de anos e seis bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

O que é o Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado, em 1970, pelo então senador americano Gaylord Nelson. Naquela data, o senador convocou um grande protesto, nos Estados Unidos, que tinha como pauta a poluição. O evento foi um grande sucesso e contou com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos que o ser humano provoca no meio ambiente.

Depois do grande evento nos Estados Unidos, aos poucos a data consolidou-se ao redor do mundo. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser uma data comemorada em diferentes países. A cada ano, um tema diferente é abordado nele, esses temas são relacionados com a preservação e redução dos nossos impactos negativos no planeta.

Ações simples para refletir no Dia Mundial do Planeta Terra

A ONU faz uma lista com pequenas atitudes individuais que fazem a diferença quando olhamos para a saúde do nosso planeta. Veja quais são algumas delas:

  1. Economizar energia em casa. Redobre a sua atenção quanto ao desperdício de energia e prefira sempre soluções mais sustentáveis, como as lâmpadas por LED e os eletrônicos com consumo eficiente de energia.

  2. Repensar a sua locomoção. Trocar o carro pela caminhada, bicicleta ou transporte público é uma maneira de diminuir o seu impacto no meio ambiente.

  3. Evitar o desperdício de alimentos. É necessário rever o que está sendo jogado no lixo e garantir que você está aproveitando ao máximo. Também, destinar corretamente os resíduos orgânicos.

  4. Reciclar, reaproveitar e reduzir. Diz a respeito de buscar um consumo cada vez mais consciente e responsável, sempre avaliando qual é o impacto que será gerado.

  5. Escolher produtos sustentáveis. Optar por empresas e produtos com compromisso ambiental faz muita diferença. Sempre substituir o descartável pelo duradouro.

  6. Conscientizar. O mais importante é estar sempre se educando e fazendo a sua parte.

Tema do Dia da Terra 2025: Nosso poder, nosso planeta

A cada ano, o Earth Day traz uma temática que orienta ações e reflexões. Assim, em 2025, o tema é "Nosso Poder, Nosso Planeta" , um chamado à consciência de que cada pessoa tem um papel essencial na mudança que o planeta precisa.

Portanto, o foco deste ano está na redução da poluição plástica, destacando como esse material afeta os ecossistemas e a saúde do planeta. Nesse sentido, a campanha busca incentivar alternativas sustentáveis e mudanças de hábitos no uso cotidiano de plásticos.

 

* Reportagem da estagiária Laís Lima com informações dos portais  Terra e Exame. Supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: