Bandeira vermelha deixa dúvidas sobre o que pode e o que não pode funcionar

Veja lista do que é permitido neste estágio. Em ronda, A VOZ DA SERRA flagrou mais de 200 pessoas sem máscara
terça-feira, 21 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Aposentados passam o tempo na Praça Getúlio Vargas (Fotos: Henrique Pinheiro)
Aposentados passam o tempo na Praça Getúlio Vargas (Fotos: Henrique Pinheiro)

Esta segunda-feira, 20, marcou o primeiro dia de bandeira vermelha em Nova Friburgo, estágio mais restrito da retomada das atividades, em que somente o comércio dito como essencial pode funcionar. Em uma ronda feita por nossa equipe, no centro da cidade, observamos que muitas lojas estavam com portas fechadas, respeitando a restrição, mas apesar disso, a circulação de pessoas era intensa.

Muitos comerciantes estão em dúvidas se podem ou não abrir e como devem proceder. Abaixo, A VOZ DA SERRA detalha o decreto 625, o mais atualizado, no que se refere aos estabelecimentos que podem funcionar na bandeira vermelha.

Podem funcionar farmácias e óticas; hipermercados, supermercados, mercados, padarias, panificadoras, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrútis, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; assistência à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, laboratoriais; empresas, distribuidores e lojas de água mineral e de botijões de gás (GLP), postos de combustíveis, transporte e entregas de carga em geral.

Também estão liberadas as atividades e serviços de segurança pública e privada, inclusive os estabelecimentos que comercializem e/ou prestem serviços de manutenção de equipamentos de segurança, vedada a aglomeração; atividades de Defesa Civil e assistência social para atendimento à população em estado de vulnerabilidade; transporte coletivo intermunicipal e interestadual de passageiros, transporte por táxi e/ou por aplicativo; serviços de saneamento básico, recolhimento de lixo, serviços de energia elétrica e distribuição de gás; serviços de limpeza e iluminação pública. Com a adoção da bandeira vermelha é proibida a aglomeração durante velórios e sepultamentos. 

Também podem operar a Central de Monitoramento Nova Friburgo Cidade Inteligente; inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal e vigilância agropecuária; serviços postais; provedores, operadores e distribuidores de internet, TVs a cabo, telecomunicações e demais serviços audiovisuais; produção, distribuição e comercialização de produtos de saúde, higiene, gêneros alimentícios; oficinas, lojas de peças, locadoras de veículos, oficinas e lojas de bicicletas, borracharias; lojas de alimentação animal, petshops, produtos agropecuários e clínicas veterinárias; estabelecimentos industriais e comerciais de embalagens e correlatos; estabelecimentos industriais e comerciais de insumos, matéria-prima, materiais e congêneres para construção civil; estabelecimentos industriais e comerciais de produtos e materiais de limpeza e higiene; lavanderias e chaveiros; atividades de manutenção e os serviços de assistência técnica em geral.

O decreto permite também o funcionamento de atividades de manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos e instalações de máquinas e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes, equipamentos de refrigeração e climatização e controle e prevenção de incêndios; empresas prestadoras de serviços de mão de obra terceirizada; lojas de tecidos e aviamentos, armarinhos, artigos de costura e congêneres; serviços administrativos das instituições de ensino, cursos e congêneres; atividades de controle de pragas e limpeza de reservatórios, fossa e sumidouros.

Uso obrigatório de máscaras

O governador Wilson Witzel sancionou no último dia 13 o decreto que regulamenta o uso obrigatório de máscaras de proteção facial durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a lei, as máscaras devem ser utilizadas em espaços e transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições estaduais. A partir da próxima semana, o descumprimento da lei acarretará em multa de R$ 700 para pessoas jurídicas e de R$ 106,65 para pessoas físicas. Em caso de reincidência, o valor da multa pode ser multiplicado por até cinco vezes. Os valores decorrentes das multas serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde. As multas serão aplicadas pela Vigilância Sanitária, com o apoio das polícias Civil e Militar e agentes do programa Segurança Presente.

Nesta segunda-feira, 20, em uma ronda realizada por nossa equipe nas ruas centrais de Nova Friburgo, foram contabilizados 205 pedestres caminhando pelas calçadas sem máscaras ou as utilizando de modo incorreto. Chamou atenção que o desrespeito ao decreto pode ser visto por funcionários de farmácias, prefeitura, agentes da lei e clientes no interior de estabelecimentos comerciais.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra