Bancos orientam idosos sobre pagamento de aposentadorias

Risco de aglomerações nas proximidades das agências preocupa; alguns estabelecimentos terão horário diferenciado
terça-feira, 24 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Fila na porta da Caixa para saque do FGTS (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Fila na porta da Caixa para saque do FGTS (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Devido às restrições de funcionamento impostas pelos governos estadual e municipal  para conter a pandemia mundial do novo coronavírus, as agências bancárias também estão funcionando de maneira diferenciada para seguir às determinações dos órgãos de saúde e evitar aglomerações. Nesta terça-feira, 25, no entanto, iniciou-se o pagamento dos aposentados do INSS, período que costuma gerar filas nas agências bancárias, já que muitos idosos desconhecem ou desconfiam dos canais alternativos oferecidos pelos bancos.

Vale lembrar que o horário de funcionamento das agências está contingenciado, sendo realizado das 10h às 14h, mas alguns bancos (Caixa, Bradesco e Itaú) farão um atendimento prioritário das 9h às 10h para beneficiários e aposentados do INSS, e das 10h às 14h para público em geral.

“Estamos preocupados com o risco de aglomerações nas proximidades das agências bancárias. São duas preocupações: o risco de contágio e pessoas mal intencionadas que possam abordar os idosos. Já é um hábito, principalmente dos mais idosos, vir ao banco e sacar todo o dinheiro. Por isso estamos fazendo um trabalho junto aos aposentados e pensionistas para conscientizar sobre a possiblidade de utilização de outros canais para pagamento de suas obrigações, como os cartões diretamente no débito e movimentação financeira via aplicativo do banco”, disse Elisson Ribeiro, gerente de relacionamento de governo do Banco do Brasil.

Ele trabalha na plataforma de negócios localizada em Nova Friburgo - que faz atendimento a outros 18 municípios da região - e manifestou essa preocupação à reportagem de A VOZ DA SERRA.  Ainda de acordo com Elisson, apesar de o calendário se estender até o dia 7 de abril, os três primeiros dias costumam ser o de maior fluxo de aposentados. Os pagamentos são feitos em todos os bancos, no entanto, o maior volume se concentra na Caixa, Banco do Brasil e Itaú.

“Infelizmente, os bandidos também sabem que as ruas estão mais vazias e sabem que os idosos irão sacar dinheiro. Tememos que pessoas mais vulneráveis possam ser abordadas. A orientação é que os beneficiários só aceitem o auxílio de funcionários devidamente identificados com o crachá do banco. Também estamos pensando neste aspecto da segurança dos aposentados, por isso, já fiz contato com a Guarda Municipal, que se prontificou a manter viaturas próximas aos bancos para melhor organização das filas e para a própria segurança das pessoas”, afirmou Elisson.

Para saques, além dos terminais de auto atendimento das agências e dos terminas do Banco 24 Horas, a operação também pode ser efetuada nas casas lotéricas. Para pagamentos, pode ser utilizada a função débito do cartão de crédito (sem custo adicional algum). 

Já os pagamentos de contas também podem ser realizados nas casas lotéricas e correspondentes bancários. E ainda tem os aplicativos dos bancos, que permitem pagamentos e transferências, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências bancárias. Alguns bancos ainda oferecem atendimento virtual via chat do WhatsApp.

Cabe ressaltar que os bancos estão fechados para atendimento ao público em Nova Friburgo, atendendo aos decretos estadual e municipal. Todos mantém os caixas eletrônicos com opção de saques, depósitos e transferências, pois enquadram-se como serviços essenciais. Com isso, apenas as salas de autoatendimento (caixas eletrônicos) estão abertas - e com higienização reforçada. O funcionamento dos caixas eletrônicos para recolhimentos dos depósitos está ocorrendo das 10h às 14h.

Foi preciso reduzir o horário dos recolhimentos de envelopes em razão do baixo contingente de funcionários trabalhando, já que muitos estão afastados por fazerem parte do grupo de risco para o contágio do coronavírus ou por residirem com alguém desse grupo de risco. No entanto, existem caixas eletrônicos que efetuam o depósito em dinheiro diretamente em conta, sem necessidade de envelopes. O depósito é processado na hora, pois o próprio terminal já efetua a conferência do dinheiro.

“A única obrigatoriedade de ir ao banco é para prestar a Prova de Vida. Mas neste momento, mesmo quem não realizar o procedimento, não vai ter o benefício ou aposentadoria cancelado pelos próximos 120 dias”, finalizou Elisson Ribeiro, do BB.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra