Balanço: 3 meses de isolamento x 1 mês de flexibilização

Mais da metade dos casos totais de Covid em Friburgo foi registrada após a retomada
quinta-feira, 06 de agosto de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
As curvas mostram a evolução total e semanal da Covid em Friburgo (Infografia AVS)
As curvas mostram a evolução total e semanal da Covid em Friburgo (Infografia AVS)

A Retomada Gradual e Segura das Atividades implementada pela Prefeitura de Nova Friburgo para flexibilizar o funcionamento de diversos setores da economia teve início em 3 de julho, uma sexta-feira. Portanto, na última segunda-feira, 3 de agosto, o fim do isolamento social completou um mês, o que levou a redação de A VOZ DA SERRA a preparar um balanço da disseminação da doença no município desde o início da pandemia, com destaque para os números apurados no primeiro mês pós-flexibilização.

Considerando que o primeiro caso confirmado de coronavírus foi registrado em Friburgo no dia 3 de abril, exatamente três meses depois, em 3 de julho, o município deu início à retomada das atividades. Nesse dia, o boletim divulgado pela prefeitura apontava 573 casos confirmados de coronavírus no município (sendo 127 profissionais de saúde, com um óbito), além de 39 mortes confirmadas pela doença e outros 1.073 casos descartados de Covid-19 - até então o município não divulgava o número de testes realizados.

Já de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura na última segunda-feira, 3 de agosto – um mês após o início da flexibilização e quatro meses após a confirmação do primeiro caso da doença -, o município já contabilizava 1.298 casos confirmados de coronavírus – sendo 237 profissionais de saúde, com dois óbitos. Além disso, havia 69 mortes confirmadas e 2.396 casos descartados. Ao todo, o município realizou 3.752 testes de Covid-19 desde o início da pandemia. Em outras palavras, mais que dobraram os casos confirmados da doença em apenas um mês. Coincidência, ou não, esse rápido crescimento ocorreu justamente após o início da flexibilização.

Isso quer dizer que, apenas no período de 3 de julho a 3 de agosto, Nova Friburgo contabilizou 725 novos casos de Covid-19. Destes, 100 acometeram profissionais de saúde, com mais um óbito confirmado. Portanto, 55,86% dos casos de coronavírus (registrados até 3 de agosto) na cidade ocorreram no período de apenas um mês, no qual também foram registradas 30 mortes (ou 43,47% do total de óbitos, praticamente a metade). Por outro lado, se no início de julho eram 258 casos recuperados, no começo de agosto esse número já havia subido para 584 – mais que o dobro.

Números seguem crescendo

De acordo com o novo Boletim Coronavírus divulgado na noite desta quarta-feira, 5, pela Prefeitura de Nova Friburgo, subiu para 1.399 o número de casos confirmados de Covid-19 no município – 45 novos casos em apenas 24 horas. Do total, 246 são profissionais de saúde, com dois óbitos confirmados. Ao todo, o município registra 73 mortes –o mesmo número divulgado no boletim anterior.

Nova Friburgo ainda contabiliza outros 88 pacientes com suspeita da doença. Desses, 54 estão em casa aguardando resultados dos exames, 29 estão internados e ainda há cinco óbitos em investigação. Nova Friburgo registra também 629 pacientes recuperados e 2.472 casos descartados. Ao todo, 3.959 testes de Covid-19 foram realizados no município.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta quarta-feira, 5, foi de 52,6%: (Raul Sertã: 50%); (Unimed: 30%); (São Lucas: 100%); (Serrano: 50%). Dos 38 leitos disponíveis, 20 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 63,2%: (Raul Sertã: 84,2%); (Unimed: 71,4,7%); (São Lucas: 58,9%); (Serrano: 50%). Dos 68 leitos disponíveis, 43 estavam ocupados.

No entanto, pelo segundo dia consecutivo há divergência nos números divulgados pela prefeitura. De acordo com cálculos feitos por A VOZ DA SERRA, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deveria ter sido fixada em 57,5%. A conta é simples: soma-se as taxas de ocupação dos quatro hospitais e divide-se por quatro. A divergência nos números também é observada na taxa média de ocupação dos leitos de enfermaria. Pelas contas do jornal, a taxa de ocupação seria de 66,1%. 

Ampliação da testagem

Um dos possíveis argumentos para o rápido aumento no número de casos pode ser a ampliação da capacidade de testagem do município. Desde o último dia 27 de julho a prefeitura passou a divulgar o número de testes de Covid-19. De acordo com o boletim divulgado na terça-feira, 4, foram realizados 3.752 testes (somando rede pública e privada e iniciativas paralelas, como as da Firjan e da FEC-NF). Recentemente o Governo Municipal também anunciou que irá adquirir quatro mil testes de Covid-19, o que ampliará ainda mais a capacidade de testagem do município e pode resultar em um aumento significativo no número de casos confirmados.

A escalada do vírus em Friburgo

O primeiro caso confirmado de coronavírus foi notificado no dia 3 de abril. Cerca de duas semanas depois, em 15 de abril, foi registrado o primeiro óbito por Covid-19. Na ocasião, já eram 22 os casos confirmados da doença – sendo nove em profissionais de saúde, cujo primeiro óbito foi registrado um mês depois, em 18 de maio.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra