Aulas online: uma realidade ainda distante na rede pública

Aprendizado por apostilas é o único recurso para os estudantes, cujos professores não têm computadores nem internet
sexta-feira, 11 de junho de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Aulas online: uma realidade ainda distante na rede pública

Os professores da rede municipal de ensino de Nova Friburgo que não dispõem de internet ou materiais tecnológicos próprios podem optar por não lecionar aulas virtuais. Diferente das escolas das redes particular e estadual, onde os alunos têm aulas em plataformas, ao vivo, com presença contabilizada, os alunos da rede municipal contam apenas com uma apostila para o estudo, caso o professor opte ou não tenha condições de dar aulas virtualmente. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que “a dinâmica do ensino remoto municipal, no que se refere às aulas através das interações virtuais, é facultada ao professor. Sendo assim, cada escola possui sua dinâmica de organização das aulas online, de acordo com a disponibilidade dos docentes, que definem os dias, horários e tempo de duração das interações realizadas por eles.”

A prefeitura, no entanto, não disponibilizou nem equipamentos, nem internet para os profissionais de educação atuarem em home office. O presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Moreira (PSL), enviou um projeto de lei ao plenário, que autoriza o município de Nova Friburgo a converter o vale-transporte dos professores municipais em vale-internet, sempre que houver necessidade de aulas remotas em função da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, é facultativo ao professor, oferecer as aulas virtuais, de acordo com o Plano de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (PAPNP). O projeto estava incluída na pauta da sessão da Câmara desta quinta-feira, 10, mas não foi votado. 

Apostila e plataforma de ensino

O PAPNP é um documento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, que contém as normas e diretrizes do trabalho pedagógico de forma remota da rede de ensino municipal. O material de ensino oficial é o material impresso, produzido pelos professores e coordenadores do Nível Central da Secretaria Municipal de Educação. Nele são encontradas propostas de trabalho com vivências, experiências e habilidades curriculares pertinentes a cada série de escolaridade a serem desenvolvidas para períodos de 30 dias. Nesse tempo, o aluno faz as atividades. Os responsáveis levam às escolas para serem corrigidas e pegam novo caderno de atividades.

Os professores que possuem meios próprios e optam pelas aulas online, têm acesso a uma plataforma educativa, o G Suite para Educação. Cada professor possui sua sala de aula virtual onde ele e seus alunos têm acesso às postagens, materiais didáticos, vídeos, explicações e comentários.   

A plataforma G Suite também contempla o Google Meet, que permite aos professores marcarem encontros periódicos para sanar dúvidas sobre as habilidades a serem trabalhadas por eles, propor atividades complementares, de acordo com a necessidade da turma, além de oferecer a possibilidade de socialização entre os alunos e também com o professor. Outra forma de interação possível entre professor e alunos é a utilização do aplicativo de mensagens WhatsApp. 

Ainda segundo o PAPNP, as avaliações são realizadas pelos professores através de diferentes instrumentos controle e aferição da realização das atividades propostas, tais como o Caderno Pedagógico, as interações durante as aulas pelo Google Meet, assim como as atividades complementares organizadas pelo professor da turma. Não há provas nem registro de notas. 

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação