Seis astros internacionais do teqball, modalidade semelhante ao futmesa, estarão no Sesc Nova Friburgo nesta quinta-feira, 30. Eles farão uma apresentação ao público e vão interagir com os frequentadores da unidade a partir das 14h. A entrada é franca. Os atletas que participarão da atividade são os húngaros Csaba Bányik, Zsanett Lujza Janicsek, os norte-americanos Margaret Osmundson e Dennis Correia, a armênia Nivart Avesyan e o brasileiro Leo Lindoso.
Csaba foi duas vezes campeão mundial, tendo também conquistado uma vez o World Série de Paris e três vezes o Tour Europeu. Quarto colocado no ranking mundial de duplas masculinas, Dennis sagrou-se 16 vezes campeão da Copa Challenger dos Estados Unidos. Segundo lugar no ranking mundial de duplas femininas, Margaret acumula o título do USA Teqball Tour Los Angeles, o vice-campeonato do Mundial de 2021 e o terceiro lugar no World Séries Paris. Nivart é 20ª no ranking mundial de duplas e foi oito vezes medalhista da Copa Challenger USA. Zsanett é campeã mundial da modalidade, tendo também conquistado por duas vezes o Word Séries e três vezes o Tour Europeu. Leo Lindoso também é multicampeão da modalidade, sendo dez conquistas do Campeonato Brasileiro e três vice-colocações internacionais: no Mundial, no Europeu e no World Séries, entre outros títulos.
Incentivo ao esporte
Os atletas estão no Rio de Janeiro para disputar um torneio internacional da modalidade, neste fim de semana, na Arena Sesc + Esportes do shopping Park Jacarepaguá, na Zona Oeste. A estrutura esportiva, montada no estabelecimento numa parceria com a Multiplan, integra o projeto RedeSesc+Esporte. O objetivo é ocupar locais públicos e de parceiros com atividades que despertem o interesse na população pela prática esportiva. O projeto começou em 2021 pelo interior do estado, em ginásios, escolas e outros espaços públicos, sendo agora a primeira vez que desembarca em shopping centers – o ParkShopping Campo Grande também recebeu um arena.
O teqball
O teqball, modalidade semelhante ao futmesa, é praticado em diversos países e já conta com representações formais, com a Confederação Brasileira e a Federação Internacional. Ele é praticado com uma bola, que não pode ser tocada com as mãos, em uma mesa com a superfície levemente curvada para baixo, sendo os campos dos opositores separados por uma rede, semelhante ao tênis de mesa, porém, sem raquete. Embora muito semelhantes no formato, teqball e futmesa possuem regras diferentes, que serão detalhadas na atividade de hoje.
Deixe o seu comentário