Associação Nova Friburgo-Fribourg: relevância na cultura

Entidade apóia várias atividades com o viés folclórico e de tradições
sábado, 20 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Geraldo Thurler, presidente da colônia suíça e da ANFF
Geraldo Thurler, presidente da colônia suíça e da ANFF

A Associação Nova Friburgo-Fribourg (ANFF), fundada em 1979, tem desenvolvido atividades culturais promovendo intercâmbio, resgatando valores e tradições da cultura Suíça, fomentando as atividades turísticas e econômicas; e apoiando atividades promovidas pelo consulado e pela co-irmã Associação Fribourg-Nova Friburgo.

A ANFF participou de ações e encontros em parceria com associações, instituições e Governo Suíço para fundação do Instituto Fribourg-Nova Friburgo (Complexo: Queijaria Escola, Chocolataria, Casa Suíça onde estão montados um memorial e um teatro). A associação já contabiliza oito encontros suíço-brasileiros, tendo sido os dois últimos em 2018 em Nova Friburgo, quando receberam uma comitiva de 168 suíços em comemoração da assinatura do acordo para fundação da Colônia Suíça na Fazenda do Morro Queimado e em 2019 na Suíça, com uma comitiva de 58 brasileiros que foram à Suíça para comemorar 200 anos da partida dos imigrantes suíços.

A associação tem apoiado várias atividades com o viés folclórico e de tradições: Festival do Chocolate que iniciou em 1996 de forma acanhada de cunho quase familiar e transformou-se em evento no calendário a partir de 2010, quando passou a ser realizado no primeiro fim de semana de agosto se tornando referência na rota do morango com chocolate, fortalecendo esta importante atividade turístico/econômica.

A Festa Suíça, evento para comemorar o Dia Nacional da Suíça, no dia 1º de agosto, foi tomando corpo e transformando-se no “Agosto Suíço” recheado de muitas atividades: 1º de agosto - Festa Suíça com apresentações artísticas de canto, dança, capoeira e atrações musicais, seguido de cortejo de lanterna e degustação de queijo e chocolate para os participantes; 2ª semana - Jovens Talentos Musicais; 3ª semana competição esportiva - “Route MTB de Mountain Bike“ e no mês inteiro, a Feira Gastronômica, que vem desenvolvendo parcerias para promover a gastronomia Suíça, que acontecerá durante todo mês de agosto, onde pretende ser um embrião para o Mês do Chocolate, tornando a cidade um polo do chocolate artesanal.

A ANFF incentiva e apoia as atividades do coral infanto-juvenil da Aliança Francesa; promove oficinas de dança estimulando a formação de grupos de dança folclórica suíça; e montou uma maquete de Chalé na sala da Colônia Suíça, uma referência da arquitetura Helvetia, com recurso audiovisuais para palestras e instalações para permitir oficinas de gastronomia direcionado a produtos de delícias de chocolate. Geraldo Thurler, presidente da colônia suíça e da ANFF, conclama seus associados a participarem e contribuírem com a associação: “A casa é sua”, sustenta ele.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: