Ampliado para 38 número de leitos exclusivos para Covid no Raul Sertã

Hospital conta agora com 20 de UTI e 18 de enfermaria. Até então eram 22 leitos, sendo 10 de enfermaria e 12 de UTI, dois destes de pediatria
quarta-feira, 17 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Os novos leitos para Covid (Divulgação)
Os novos leitos para Covid (Divulgação)

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na tarde desta quarta-feira, 17, que ampliou o número de leitos exclusivos no Hospital Municipal Raul Sertã para tratamento de pacientes que contraíram o coronavírus e necessitam de internação. A informação já havia sido antecipada pelo prefeito Renato Bravo e uma de suas “lives” (transmissões por redes sociais) que tem feito através das redes sociais.

A partir de agora, segundo a prefeitura, o Raul Sertã passa a contar com 20 leitos de UTI, além de outros sete que estão prontos para uso, mas em “stand-by”, para caso haja necessidade. O número de leitos de enfermaria passou para 18, sendo que oito destes possuem respiradores. Ao todo, a unidade hospitalar conta agora com 38 leitos destinados exclusivamente ao tratamento de Covid-19. Até então, eram 22 leitos, sendo dez de enfermaria e 12 de CTI – dois destes de pediatria, que foram remanejados, mas caso haja a necessidade serão reativados.

“Esses leitos servem como uma unidade semi-intensiva para que pessoas que não tenham necessidade real de estarem na UTI possam usar respiradores na enfermaria”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, que completou: “Ainda temos no espaço ao lado da nova UTI para mais 20 leitos de enfermaria também em ‘stand-by’, prontos para serem utilizados caso haja necessidade”, finalizou.

À noite, a prefeitura divulgou a seguinte tabela:

“Não temos medido esforços para que os impactos do coronavírus sejam minimizados em nosso município. E a ampliação dos leitos, neste momento, representa uma espécie de acalanto a todos nós, que nos preocupamos com o avanço da doença. Ainda assim, é fundamental que continuemos a seguir, rigorosamente, as orientações de prevenção do Ministério da Saúde. Vencer este desafio é uma luta de todos nós”, enfatizou o prefeito Renato Bravo.

Além da ampliação do número de leitos de UTI e enfermaria destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, a Prefeitura de Nova Friburgo ainda conta com pelo menos duas outras possibilidades caso a doença avance no município. São elas:

Hospital de Campanha De responsabilidade do Governo do Estado, o Hospital de Campanha que está sendo montado num espaço anexo ao ginásio Frederico Sichel, no Prado, no distrito de Conselheiro Paulino, é uma das ‘saídas’ para a prefeitura caso haja necessidade. No entanto, a abertura do espaço virou uma verdadeira novela e o prazo de entrega já foi adiado cinco vezes. Na última delas, o governo estadual disse apenas que a inauguração seria “em breve”, sem dar mais detalhes. A proposta inicial era de que o Hospital de Campanha tenha capacidade para até 100 leitos, beneficiando pacientes de Nova Friburgo e dos municípios vizinhos do Centro-Norte fluminense que possam contrair coronavírus e necessitem de internação.

Aluguel de leitos da rede privada Outra possibilidade para o governo municipal caso os leitos destinados no Hospital Municipal Raul Sertã sejam insuficientes para o enfrentamento à Covid-19, é o aluguel de leitos de UTI dos hospitais particulares do município. A regulamentação da medida foi publicada no Diário Oficial eletrônico de Nova Friburgo no último dia 9. O decreto também garante as unidades particulares o pagamento de indenização com base na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida valerá enquanto durarem os efeitos do estado de calamidade pública em Nova Friburgo.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra