A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última semana o cadastramento de homens interessados em fazer vasectomia, um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação de espermatozóides. A ação integra o programa municipal de planejamento familiar e é destinada a homens maiores de 25 anos ou que já tenham, pelo menos, dois filhos. Os interessados devem se cadastrar no posto de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, todas às quartas-feiras, às 8h, com a enfermeira Eliana Lima. O procedimento, gratuito, será feito no ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao se cadastrar no programa, o homem será submetido a uma avaliação pela equipe do posto de saúde e, após realização de exames básicos, o será encaminhado para o ambulatório do Raul Sertã, onde passará por uma avaliação médica com o setor de urologia e, se contemplado, será submetido à vasectomia.
“Este é um procedimento simples, que leva de 30 a 40 minutos, realizado com anestesia local e o paciente não precisa de internação. E, diferente do que muitos homens acreditam, esse procedimento não causa complicações no desempenho sexual, como dificuldade de ereção, ejaculação e alterações do desejo sexual. Nada disso ocorre após a vasectomia”, esclareceu o médico urologista do Hospital Municipal Raul Sertã, Rodrigo Barros.
Deixe o seu comentário