Alerj quer que secretarias de Saúde divulguem nomes de cada vacinado

Projeto aprovado obrigando publicação de listagem diária ainda vai a sanção do governador
sábado, 27 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, foi o primeiro vacinado em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, foi o primeiro vacinado em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

As secretarias municipais de Saúde poderão ser obrigadas a divulgar diariamente, até as 21h, a listagem das pessoas vacinadas contra o coronavírus. É o que determina o projeto de lei 3.503/21, do deputado Luiz Martins (PDT), aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio na última quinta-feira, 25. O texto segue agora para análise do governador em exercício, Cláudio Castro, que tem 15 dias úteis para sanção ou veto.

Pelo projeto aprovado, a publicação deverá ser feita no site oficial das prefeituras, no Portal da Transparência. A listagem deverá conter as seguintes informações do vacinado: nome completo e data de nascimento; CPF, tendo os seis primeiros números substituídos por caracteres; data da vacina, com a identificação de primeira ou segunda dose; local de vacinação e grupo prioritário ao qual pertence; além da lotação, cargo e função, em caso de vacinação prioritária por atividade profissional.

Caso a norma entre em vigor, as secretarias terão até 72h  para se adaptarem, informando todos os dados da vacinação contra a Covid-19 até o momento. Também deverão ser publicados a quantidade de vacinas recebidas pelos municípios, o calendário de vacinação e o percentual da população vacinada. O texto prevê, ainda, a punição de agentes públicos em caso de fraude.

“Em todo o país, vêm sendo noticiadas denúncias cada vez mais recorrentes de pessoas que burlam os critérios de prioridade preceituados nos planos estaduais de imunização à covid-19. Através desta iniciativa, o Estado do Rio de Janeiro se coloca em destaque na vanguarda da proteção ao cidadão, na tentativa de inibir e identificar essas pessoas através da transparência”, justificou o autor.

O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, e a auxiliar de enfermagem Odaléa Noel, de 67, foram os primeiros friburguenses vacinados, em 20 de janeiro. Depois deles, nenhum outro nome foi oficialmente divulgado.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra