AgeRio conquista selo de Prevenção à Corrupção

Programa foi criado pela União para promoção da integridade no Setor Público
sábado, 02 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
AgeRio conquista selo de Prevenção à Corrupção

A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) obteve o selo de instituição participante do “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”, criado para a promoção da ética e da integridade no Setor Público. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) e, no âmbito estadual, da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Para obter o selo, a AgeRio respondeu a um questionário na plataforma e-Prevenção, no qual foram avaliados cinco pilares de um programa de compliance anticorrupção: Prevenção, Detecção, Investigação, Correção e Monitoramento. No resultado, a Agência atingiu o “Grau de Aderência às Boas Práticas”, nível “aprimorado”, de uma escala que vai, do menor para o maior, de: inicial, básico, intermediário, aprimorado e avançado.

De acordo com o gerente de Compliance da Agência, Luciano Vasconcellos, este resultado é uma confirmação de que a AgeRio está no caminho certo quanto aos controles internos: “As metodologias usadas na empresa, como o Coso, as Três Linhas de Defesa e os princípios ‘Conheça seu Cliente’, ‘Conheça seu Empregado’ e ‘Conheça seu Fornecedor’, são adotadas pelo mercado e por órgãos reguladores.”

Segundo o gerente, o Programa de Integridade da AgeRio, estruturado com base na prevenção, detecção e remediação também foi outro ponto de destaque: “A empresa como um todo está de parabéns, pois ao adotarmos integridade como um dos nossos valores, trilhamos um caminho rumo à excelência na prestação de serviços, com probidade e ética”.

A diretora de Controladoria da AgeRio, Tatiane Peres, ressaltou que a agência está inserida em um rigoroso contexto de regulação pelo Banco Central do Brasil: “Temos que encaminhar, com regularidade, relatórios sobre gerenciamento de risco, conformidade, compliance, prevenção à lavagem de dinheiro e corrupção. As metodologias aplicadas em nossos fluxos de trabalho permitem uma governança mais eficaz e alinhada”.

O presidente da AgeRio, André Vila Verde, reiterou a importância da obtenção do selo. Para ele, os princípios que vêm sendo aplicados de forma estruturada possibilitam resultados como esse: “Há atenção quanto ao cumprimento de princípios, diretrizes e responsabilidades nos procedimentos internos. Como já foi destacado anteriormente, ‘integridade’ é um dos valores da AgeRio e temos comprometimento para que isso seja colocado em prática”, finalizou.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: