AFFM se destaca na Taça Interestadual de Futmesa

Equipe conquista vice-campeonato individual, terceira colocação e o título de um botonista na Série Bronze
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
por Vinicius Gastin
AFFM / Friburguense teve participação destacada e o terceiro lugar geral entre equipes
AFFM / Friburguense teve participação destacada e o terceiro lugar geral entre equipes

Um vice-campeonato individual e a terceira colocação entre equipes. Fora o título de um botonista na Série Bronze. O saldo da AFFM / Friburguense durante o Desafio Interestadual Individual 2021 de Futebol de Mesa é mais do que positivo, e consolida a Associação como uma das principais forças da modalidade a nível regional. E por que não dizer nacional.

A competição foi realizada na última segunda, 6, e terça-feira, 7, no Clube Cisplatina, na capital paulista. O Desafio contou com a participação de 64 atletas, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

A grande final individual da Série Ouro contou com a presença de um friburguense. Marcus Vinicius lutou, fez grande exibição, mas acabou superado pelo cruzmaltino Nando, por 6 a 3. O atleta Dema, do São Paulo, completou o pódio na terceira posição.

Na Série Prata, o campeão foi Teruel, do Corinthians, que venceu Picolino (Cisplatina) na final. Galdeano, também do Corinthians, terminou na terceira posição. Já na Série Bronze, mais um grande resultado para o Friburguense: Pirica venceu Pietro (Cisplatina) na final e faturou o título. Emanuel, da AABB de Caruaru-PE, completou o pódio na terceira colocação. Destaque ainda para o tricolor Diogo, na quarta posição.

Na disputa por equipes, o São Paulo confirmou o favoritismo e superou o Corinthians na final, pelo placar de 33 a 12. O Frizão foi o terceiro colocado, após perder para o Timão na semifinal e derrotar o Círculo Militar (SP) pelo placar de 38 a 8. A campanha da AFFM / Friburguense teve início com as vitórias por 28 a 19 sobre a AABB (PE) e 30 a 18 contra o Cisplatina (SP).

Fechando a primeira fase, empate de 23 a 23 com o Círculo Militar (SP). Na semifinal, o Tricolor acabou derrotado pelo Corinthians por 29 a 14 O Vasco da Gama venceu a Série Prata após ter ficado fora das semifinais da Série Ouro.

 A 11ª edição da Taça Interestadual de Futebol de Mesa da modalidade 12 toques aconteceu entre os últimos dias 4 e 7, na sede do Cisplatina Futebol Clube, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Foram dois formatos de disputa: por equipes e individual. Os clubes foram divididos em duas chaves. A AFFM / Friburguense esteve no grupo B, ao lado do Círculo Militar-SP, Cisplatina-SP e AABB de Caruaru-PE. No A estavam São Paulo-SP, Corinthians-SP, Vasco da Gama e Belavistense-PR.

As duas primeiras equipes de cada grupo avançaram para a semifinal da categoria principal (Ouro). As outras duas disputaram a semifinal da categoria Prata. Já nos dias 6 e 7, aconteceu a disputa da competição no formato individual com 64 atletas de vários estados do Brasil, divididos em oito grupos de oito jogadores. Os quatro melhores de cada chave avançaram para a próxima fase, na qual foram formados grupos com quatro jogadores e depois o sistema eliminatório até a final do campeonato.

Esta foi a 11ª edição da Taça Interestadual, competição idealizada por Vasco da Gama e Santos em 2003. A Taça começou com dois clubes, foi crescendo ao longo do tempo e chegou a ter 12 participantes até 2011. Após nove anos de hiato, a Taça foi retomada no ano passado, em função da falta de competições oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), que cancelou o calendário oficial devido à pandemia da Covid-19.

Campeões e sedes da competição

  • 2003 – Vasco da Gama, no antigo Vasco-Barra
  • 2004 – Santos, na Vila Belmiro
  • 2005 – Vasco da Gama, em São Januário
  • 2006 – América-RJ, na Vila Belmiro
  • 2007 – América-RJ, em São Januário
  • 2008 – Vasco da Gama, na Vila Belmiro
  • 2009 – Corinthians, no Parque São Jorge
  • 2010 – Corinthians na categoria adulto e Vasco da Gama na categoria master, em São Januário
  • 2011 – Corinthians, no Saldanha da Gama
  • 2020 – Fênix-PR, no Cisplatina Futebol Clube
  • 2021 – São Paulo, no Cisplatina Futebol Clube

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: botão