Alguns dos principais clubes vão participar, a partir deste sábado, 4, da 11ª edição da Taça Interestadual de Futebol de Mesa da modalidade 12 toques. Até a próxima terça-feira, 7, os botonistas vão vestir as camisas de suas equipes em busca do título do evento, realizado este ano na sede do Cisplatina Futebol Clube, no bairro Ipiranga, em São Paulo. A competição acontecerá em dois formatos: por equipes e individual.
A disputa Interclubes vai acontecer neste sábado, 4, e domingo, 5. De acordo com o regulamento, os clubes foram divididos em duas chaves. A AFFM / Friburguense está no grupo B, ao lado do Círculo Militar-SP, Cisplatina-SP e AABB de Caruaru-PE. No A estão São Paulo-SP, Corinthians-SP, Vasco da Gama e Belavistense-PR.
As duas primeiras equipes de cada grupo avançam para a semifinal da categoria principal (Ouro). As outras duas disputarão a semifinal da categoria Prata. Os vencedores fazem a grande final de cada série. Já na segunda e terça-feira, dias 6 e 7, acontece a disputa da competição no formato individual com 64 atletas de vários estados do Brasil, divididos em oito grupos de oito jogadores. Os quatro melhores de cada chave avançam para a próxima fase na qual serão grupos com quatro jogadores e depois o sistema eliminatório até a final do campeonato.
A Taça Interestadual é uma competição que foi idealizada por Vasco da Gama e Santos em 2003. O evento é considerado como o grande responsável pela disputa do primeiro Campeonato Brasileiro Interclubes, em 2007. A Taça começou com dois clubes, foi crescendo ao longo do tempo e chegou a ter 12 participantes até 2011. Após nove anos de hiato, a Taça foi retomada no ano passado, em função da falta de competições oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), que cancelou o calendário oficial devido à pandemia da Covid-19.
O Tricolor da Serra vive a expectativa de faturar mais um título em 2021. Recentemente, o atleta friburguense Vinícius Mendes derrotou o cruzmaltino Igor Monteiro por 6 a 4 na final, e faturou o título da 1ª Copa Suderj de Futebol de Mesa, modalidade 12 toques. A competição, promovida pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, a Suderj, foi disputada por 12 atletas de diversos clubes do estado do Rio: Flamengo, Vasco, Friburguense, América, Bangu e Duque de Caxias.
Campeões e sedes da competição
2003 – Vasco da Gama, no antigo Vasco-Barra
2004 – Santos, na Vila Belmiro
2005 – Vasco da Gama, em São Januário
2006 – América-RJ, na Vila Belmiro
2007 – América-RJ, em São Januário
2008 – Vasco da Gama, na Vila Belmiro
2009 – Corinthians, no Parque São Jorge
2010 – Corinthians na categoria adulto e Vasco da Gama na categoria master, em São Januário
2011 – Corinthians, no Saldanha da Gama
2020 – Fênix-PR, no Cisplatina F.C., na competição Interclubes e Rodolfo (Fênix-PR) no Individual
l
Deixe o seu comentário