O uso da máscara pode salvar vidas, pois não se limita apenas para a proteção individual e sim para a proteção de todos que estão por perto. Conforme dados do Ministério da Saúde, pesquisas apontam que a utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas suspensas no ar, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram, garantindo assim uma barreira física, que auxilia na redução da exposição ao vírus. Com o uso de máscaras também é reduzido o risco de infecção para a população em geral, o que resulta na diminuição de casos da Covid-19. A máscara, no entanto, não impede que se contraia o coronavírus, mas evita que ele seja passado adiante. A recomendação do uso de máscaras por toda a população, tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas infectadas, ainda se encontram sem sintomas da doença.
Para reforçar junto à população de Nova Friburgo, a importância do uso das máscaras como forma de proteção e combate ao coronavírus, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) está realizando uma campanha para incentivar essa e a outras medidas.
Com comercial de TV, posts nas redes sociais da Acianf, divulgação em mídia impressa, filtro especial no Instagram e figurinhas que serão enviadas por aplicativo de mensagens, a campanha “Botou o Pé na Rua, Bota a máscara” chama a atenção para a responsabilidade de todos no combate à pandemia. A atenção é voltada ainda para os cuidados básicos de higiene e distanciamento social, recomendados pelas autoridades de saúde, que devem ser aliados ao uso das máscaras e também fornece dicas para melhor utilização dessa proteção.
Vale ressaltar que, sair de casa somente quando necessário, evitar aglomerações, manter o distanciamento, e as demais medidas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente e passar álcool em gel nas mãos, também são medidas essenciais para minimizar o risco de contaminação e devem ser respeitadas. Mas em casos onde a circulação em vias públicas ou ambientes de grande movimentação de pessoas se faz necessária, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem encaixada ao rosto, sem deixar espaçamento.
Apesar do decreto 545, da Prefeitura de Nova Friburgo, do dia 22 de abril, que tornou obrigatório no município o uso de máscaras por todas as pessoas nos ônibus urbanos e veículos privados de transportes de passageiros (táxis e aplicativos) e também por todos os trabalhadores do serviço público e empresas privadas que desempenham suas atividades em ambientes compartilhados, muitas pessoas ainda insistem em andar às ruas sem a proteção, colocando em risco a si mesmo e a outras pessoas.
Uma medida sancionada pelo Governo do Estado no último dia 4, torna obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado do Rio. A obrigatoriedade vale para ambientes coletivos públicos ou privados, ruas, parques, praias, praças, transporte coletivo e individual de passageiros, agências bancárias, hospitais, repartições públicas, mercados, farmácias, padarias, e muitos outros estabelecimentos comerciais. Podendo gerar multa a quem descumprir a determinação.
Para que o uso das máscaras cirúrgicas descartáveis (N95) seja exclusivo para os profissionais de saúde envolvidos no combate à doença, o ideal é que o restante da população utilize máscaras alternativas, ou seja, feitas de tecido ou outros materiais. Essas são medidas que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde envolvidos no controle da pandemia.
"Não há mais o que se discutir quanto a eficiência das máscaras. Está provado que a probabilidade de contágio cai de muito alta se ninguém usar, para baixa se todos usarem. Então, por que não usar? Todos nós sabemos que é muito difícil aderir à novos hábitos, mas desse não podemos abrir mão. Aquele que não usa máscara em local público, desrespeita a si próprio e ao outro. Muitas pessoas começam a relaxar, pois acham que se ainda não pegaram o vírus, nenhum familiar, amigo ou vizinho pegará, e que a pandemia já passou. Isso é um grande engano e pode levar ao crescimento da doença. Por isso estamos lançando essa campanha. Mas depende de você, torne isso um hábito, como escovar os dentes, tomar banho e outros. Botou o pé na rua, bota a máscara!", destaca Roosevelt Concy, diretor executivo da Acianf e idealizador da campanha. Ajude a compartilhar essa ideia! #acianf #botouopenarua #botaamascara #prevenção #distanciamento #mascara #novafriburgo.
Deixe o seu comentário