Acianf lança campanha incentivando uso de máscaras

Entidade quer conscientizar população sobre necessidade de prevenção individual e coletiva
terça-feira, 16 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Uso de máscaras no Centro de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Uso de máscaras no Centro de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O uso da máscara pode salvar vidas, pois não se limita apenas para a proteção individual e sim para a proteção de todos que estão por perto. Conforme dados do Ministério da Saúde, pesquisas apontam que a utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas suspensas no ar, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram, garantindo assim uma barreira física, que auxilia na redução da exposição ao vírus. Com o uso de máscaras também é reduzido o risco de infecção para a população em geral, o que resulta na diminuição de casos da Covid-19. A máscara, no entanto, não impede que se contraia o coronavírus, mas evita que ele seja passado adiante. A recomendação do uso de máscaras por toda a população, tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas infectadas, ainda se encontram sem sintomas da doença. 

Para reforçar junto à população de Nova Friburgo, a importância do uso das máscaras como forma de proteção e combate ao coronavírus, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) está realizando uma campanha para incentivar essa e a outras medidas. 

Com comercial de TV, posts nas redes sociais da Acianf, divulgação em mídia impressa, filtro especial no Instagram e figurinhas que serão enviadas por aplicativo de mensagens, a campanha “Botou o Pé na Rua, Bota a máscara” chama a atenção para a responsabilidade de todos no combate à pandemia. A atenção é voltada ainda para os cuidados básicos de higiene e distanciamento social, recomendados pelas autoridades de saúde, que devem ser aliados ao uso das máscaras e também fornece dicas para melhor utilização dessa proteção.

Vale ressaltar que, sair de casa somente quando necessário, evitar aglomerações, manter o distanciamento, e as demais medidas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente e passar álcool em gel nas mãos, também são medidas essenciais para minimizar o risco de contaminação e devem ser respeitadas. Mas em casos onde a circulação em vias públicas ou ambientes de grande movimentação de pessoas se faz necessária, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem encaixada ao rosto, sem deixar espaçamento.

Apesar do decreto 545, da Prefeitura de Nova Friburgo, do dia 22 de abril, que tornou obrigatório no município o uso de máscaras por todas as pessoas nos ônibus urbanos e veículos privados de transportes de passageiros (táxis e aplicativos) e também por todos os trabalhadores do serviço público e empresas privadas que desempenham suas atividades em ambientes compartilhados, muitas pessoas ainda insistem em andar às ruas sem a proteção, colocando em risco a si mesmo e a outras pessoas.

Uma medida sancionada pelo Governo do Estado no último dia 4, torna obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado do Rio. A obrigatoriedade vale para ambientes coletivos públicos ou privados, ruas, parques, praias, praças, transporte coletivo e individual de passageiros, agências bancárias, hospitais, repartições públicas, mercados, farmácias, padarias, e muitos outros estabelecimentos comerciais. Podendo gerar multa a quem descumprir a determinação.

Para que o uso das máscaras cirúrgicas descartáveis (N95) seja exclusivo para os profissionais de saúde envolvidos no combate à doença, o ideal é que o restante da população utilize máscaras alternativas, ou seja, feitas de tecido ou outros materiais. Essas são medidas que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde envolvidos no controle da pandemia.

"Não há mais o que se discutir quanto a eficiência das máscaras. Está provado que a probabilidade de contágio cai de muito alta se ninguém usar, para baixa se todos usarem. Então, por que não usar? Todos nós sabemos que é muito difícil aderir à novos hábitos, mas desse não podemos abrir mão. Aquele que não usa máscara em local público, desrespeita a si próprio e ao outro. Muitas pessoas começam a relaxar, pois acham que se ainda não pegaram o vírus, nenhum familiar, amigo ou vizinho pegará, e que a pandemia já passou. Isso é um grande engano e pode levar ao crescimento da doença. Por isso estamos lançando essa campanha. Mas depende de você, torne isso um hábito, como escovar os dentes, tomar banho e outros. Botou o pé na rua, bota a máscara!", destaca Roosevelt Concy, diretor executivo da Acianf e idealizador da campanha. Ajude a compartilhar essa ideia! #acianf #botouopenarua #botaamascara #prevenção #distanciamento #mascara #novafriburgo. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra