O microempreendedor individual (MEI) é um empreendedor que possui um pequeno negócio e o inicia sozinho aderindo à economia formal. O MEI, no entanto, precisa ter um rendimento fixo anual para se manter nesta modalidade. Com a criação desta categoria, criada pelo Governo Federal, uma série de profissionais puderam se formalizar e ter acesso a benefícios, como aposentadoria, licença-maternidade, financiamentos etc.
De acordo com indicadores do Portal do Empreendedor, Nova Friburgo possui 18.702 MEIs ativos, sendo 4.159 abertos somente no período entre janeiro de 2020 e março de 2021. Isso representa cerca de 72% das 25.951 empresas ativas no município.
Com um novo cenário e a fim de driblar o desemprego na pandemia, a abertura de MEIs bateu recorde em 2020, com mais de 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais criados em todo o Brasil. Desde setembro de 2019, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) presta serviços direcionados a esse público como: impressão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), parcelamento de débitos, declaração anual e cópias extras.
Visando a estimular o desenvolvimento dos negócios de Nova Friburgo e região, a Acianf incluiu em seu portfólio, a partir desta semana, mais serviços direcionados aos MEIs. Observando a necessidade de assistência e informação, a Acianf irá realizar também a abertura do MEI (formalização), alteração cadastral, dispensa de alvará, baixa do MEI, cadastramento em plataformas de emissão de nota fiscal eletrônica e também a emissão de notas fiscais. Todos os serviços são gratuitos para os associados, que podem contar com muito mais benefícios oferecidos pela Acianf, tais como descontos em planos de saúde, universidades, cursos de idiomas, divulgação, consultorias e capacitação, entre outros.
O atendimento presencial na Acianf ocorre das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira em sua sede na Avenida Alberto Braune, 111, no Centro. Mais informações no site www.acianf.com.br ou pelo telefone (22) 2522-1145.
Deixe o seu comentário