Representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo, do Parque Estadual dos Três Picos e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fizeram uma inspeção nesta semana na estrada de acesso ao Pico da Caledônia, um dos símbolos postais friburguenses e local muito procurado por turistas que visitam o município.O Caledônia é um dos pontos mais altos da Região Serrana com pouco mais de 2,2 mil metros de altitude e também é bastante procurado por quem curte trilhas e contato mais íntimo com a natureza.
A visita que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo teve o objetivo de orientar visitantes e turistas, ordenar o acesso e a visitação ao atrativo, que vem sendo muito procurado desde a sua reabertura, no início de junho, graças ao nova resolução do Inea.
A ação foi fruto de reuniões entre os três órgãos que, juntos, fazem um estudo buscando soluções para minimizar o impacto do excesso de visitantes no Pico da Caledônia. Desde a reabertura ao público, o local vem registrando aglomerações e acúmulo de lixo abandonado por alguns visitantes da área, cuja gestão é de competência do Parque Estadual dos Três Picos.
Para organizar e controlar o número de visitantes oriundos de outras cidades, a Secretaria Municipal de Turismo emite senhas específicas para o acesso de grupos ao atrativo. As senhas devem ser solicitadas através do preenchimento de formulário online no site da Prefeitura de Nova Friburgo (www.pmnf.rj.gov.br), com bastante antecedência, tendo em vista que, atualmente, estão sendo liberadas senhas para apenas duas vans por dia. Nos próximos dias, a secretária de Turismo, Maria Angélica Rocha, terá outra reunião com o Inea para discutir novas ações e dar prosseguimento ao estudo.
Deixe o seu comentário