O corredor de umidade da Amazônia responsável por tantas chuvas em Nova Friburgo e no Sudeste como um todo já é o terceiro episódio da famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste início de ano, informa o Climatempo.
O sistema gerador de chuvas frequentes, diárias e, por vezes, volumosas estará ativo ao longo de toda esta semana. A primeira ZCAS de 2022 ocorreu na virada do ano e a segunda, em meados de janeiro, provocando nas pessoas a impressão de que o sol foi-se embora para sempre.
O Estado do Rio terá muita chuva ainda com a atuação desta nova ZCAS. Entre esta terça e sábado, 12, segundo o Climatempo, deve chover entre 120 e 170mm em todas as áreas do estado, mas, na Região Serrana, a chuva será ainda mais volumosa, atingindo valores entre 150 e 250mm, podendo chegar a 300mm em alguns pontos.
O mês de fevereiro promete fechar com volumes de chuva acima da média em muitas áreas do Sudeste.
Como já noticiou A VOZ DA SERRA, desde o início da primavera, em setembro, estamos sob a influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Oceano Pacífico), que continuará ativo durante todo o verão de 2022, ou seja, até março. A presença do La Niña facilita a formação de ZCASs, um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva abundante durante o verão no Brasil.
Deixe o seu comentário