Abertas inscrições para a Feira de Ciência e Tecnologia do estado

Valem projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico das redes pública e privada de ensino
terça-feira, 09 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Abertas inscrições para a Feira de Ciência e Tecnologia do estado

A Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti) chega neste ano a 16ª edição valorizando a apresentação de projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental II (6º ao 9º ano), médio e técnico das redes pública e privada de ensino. Os estudantes interessados em participar têm até 5 de setembro para se inscrever gratuitamente no link: https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/

Realizada anualmente pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do estado), vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fecti atrai muitos jovens que aproveitam o evento para apresentar os trabalhos desenvolvidos nas escolas. É o caso de Luna Teles Fernandes, de 16 anos, do Colégio Estadual Sol Nascente, do município vizinho de Cachoeiras de Macacu. Ela é autora do projeto ‘Biodiversidade na palma da mão: o uso de aplicativos para conservação’ que foi premiado na edição do ano passado. Luana ganhou uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ – CNPq).

“Cachoeiras de Macacu conta com várias unidades de preservação da Mata Atlântica, a exemplo do parque estadual Três Picos. O meu projeto é identificar, através do aplicativo inaturalist, espécies não conhecidas e até ameaçadas de extinção”, explicou Luna que é aluna do 2º ano do ensino médio. Ela disse que a repercussão do prêmio foi “enorme e incrível”, tanto na família quanto entre os colegas e professores.

Como participar da feira

Os alunos de 6º ao 9º ano devem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências no ensino fundamental II; e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Os projetos podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos. Cada professor poderá participar em até quatro projetos; já o estudante somente poderá se inscrever em um projeto. Cada escola poderá concorrer com até quatro projetos, com possíveis exceções no caso de feiras de ciências colegiais afiliadas.

Os projetos finalistas serão apresentados e avaliados pelo comitê científico em um evento a ser realizado na capital em dezembro. Ao final será realizada a cerimônia de premiação. A exposição será aberta e gratuita para visitação. Este ano, a Fecti irá conceder ainda um troféu para a escola onde foi desenvolvido o primeiro colocado em cada categoria e medalhas para estudantes e professores dos três trabalhos mais bem colocados.

Além disso, vai oferecer os prêmios de Divulgação Científica para estudantes e professores autores do melhor projeto e Meninas na Ciência para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar. Os ganhadores também serão indicados para participar de feiras, como a Febrace (USP); FenaDante, do Colégio Dante Alighieri (SP); Ciência Jovem (Espaço da Ciência de Olinda) e MostraTec (Fundação Liberato de Novo Hamburgo).

A Fecti é realizada pelo setor de Divulgação Científica/Vice-Presidência Científica da Fundação Cecierj e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação