Aberta a temporada de renegociação de dívidas em Friburgo

Prefeitura envia projeto à Câmara para criar programa de conciliação de débitos. Concessionárias também oferecem condições especiais
quinta-feira, 15 de julho de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Aberta a temporada de renegociação de dívidas em Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo encaminhou na última sexta-feira, 9, um projeto de lei para ser apreciado pela Câmara Municipal visando instituir o programa "Concilia Nova Friburgo". Caso aprovado, os contribuintes poderão ter condições mais facilitadas para regularizar suas dívidas de tributos municipais. Além disso, com o programa, a prefeitura poderá melhorar a arrecadação aos cofres públicos e diminuir as demandas administrativas e judiciais relativas a cobranças das dívidas dos contribuintes.

Entre as propostas enviadas ao Legislativo estão os descontos: de 90% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento do débito à vista; de 75% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento em até o máximo de seis parcelas; de 60% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento em parcelas em número igual ou superior a sete, até o máximo de 12; de 45% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento em parcelas em número igual ou superior a 13, até o máximo de 18; e de 30% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento em parcelas em número igual ou superior a 19, até o máximo de 24.

Outra novidade é que tudo poderá ser feito pela internet. Após aprovação pelo Poder Legislativo, será realizada a regulamentação pela prefeitura explicando detalhadamente o passo a passo para adesão ao programa.

Concessionárias oferecem condições especiais para negociações

Em Nova Friburgo as concessionárias de energia elétrica e de água também estão oferecendo condições especiais para os clientes que estaõ em débito possam quitar as dívidas em parcelas. Clientes da concessionária de energia elétrica Energisa têm a oportunidade de negociar as faturas em atraso com descontos que podem chegar a até 40% do valor para pagamentos à vista. Os clientes que estejam com uma ou mais contas em atraso podem entrar em contato pelos canais digitais de atendimento da empresa, sem precisar sair de casa: pelo APP Energisa On (clique aqui) e também pelo whatsapp da GISA (você negocia por aqui).

Com os impactos da pandemia da Covid-19 na economia, a Energisa estudou alternativas para que os clientes da empresa tivessem as melhores condições possíveis na hora de negociar. Nesta campanha, por exemplo, o índice de correção monetária utilizado na negociação será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que vem tendo reajustes mais baixos, impactando menos no valor final da dívida após ela ser atualizada.  

Poderão parcelar seus débitos com condições especiais todos os clientes de baixa tensão das distribuidoras da Energisa (residencial, rural, comercial e industrial). É preciso ter em mãos os documentos pessoais (CPF, carteira de identidade e CNPJ). A Energisa analisará a situação de cada cliente, para chegar na melhor negociação possível. Contas em atraso que forem pagas à vista podem ter descontos de até 40% no valor final. Quem não puder pagar à vista, é possível parcelar o valor negociado no cartão de crédito em até 12 vezes ou na fatura de energia.

Já a concessionária Águas de Nova Friburgo informou que também oferece boas condições para a negociação. Em nota, informou que “está sempre oferecendo condições especiais e facilitadas para que os inadimplentes possam regularizar seus débitos e, desta forma, não comprometer o orçamento futuro.” Com as contas em dia, é possível assegurar o fornecimento de água, que é elemento fundamental para combater o avanço do coronavírus.

Para negociar dívidas, só acessar os seguintes canais:

 

  • Energisa

WhatsApp (Gisa): (22) 9 9292-4081

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Site: www.energisa.com.br  

Call Center: 0800 032 0196

 

  • Águas de Nova Friburgo

WhatsApp: (21) 97211 8064

Site: www.aguasdenovafriburgo.com.br

Call Center: 0800 757 0422

 

  • Serasa

WhatsApp : (11) 9 9575 2096

Site: www.serasa.com.br  

Call Center: 0800 591 1222

WhatsApp : (22) 9 9292 4081

 

  • Prefeitura de Nova Friburgo 

Secretaria de Finanças 

(22) 2525 9135 - E-mail: financas@pmnf.rj.gov.br

 

Limpa Nome

A Serasa lançou neste mês mais uma edição do programa Limpa Nome para renegociação de dívidas de inadimplentes. O programa prevê descontos de até 99% nas quitações das pendências. Várias empresas estão participando desta edição, entre elas, telefônicas, universidades, bancos, redes de lojas, entre outros. A previsão é de que as empresas participantes ofereçam descontos totais de R$ 12 bilhões, em 14 milhões de dívidas de consumidores brasileiros.

Em tempos de crise financeira e consequente dificuldade de quitação das dívidas, o acordo pode ser a melhor saída, tanto para o inadimplente quanto para a empresa.  O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, esclarece que as entidades orientam os consumidores inadimplentes a procurarem as empresas onde têm dívidas em atraso para negociarem os valores, mesmo quando não vigora a campanha de renegociação. 

Ele acentua que a CDL e o Sincomércio sugerem aos empresários associados que reduzam juros e demais correções nos casos em que o consumidor se mostra disposto a quitar os débitos, de maneira a que a negociação seja favorável aos dois lados. “Defendemos que sempre se busque um acordo entre as partes, para que o consumidor que deseja pagar as dívidas consiga limpar seu nome e a empresa não deixe de receber quantias atrasadas. Com boa vontade, achamos que é possível chegar a um consenso que não prejudique ninguém”, opina Braulio.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: