11ºBPM festeja 65 anos com eventos

Nesta terça-feira será celebrada missa e também um culto
segunda-feira, 02 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O 11º BPM celebra 65 anos nesta terça-feira, 3, com eventos religiosos. Às 10h será celebrada uma missa em ação de graças pelo aniversário do Batalhão Tiradentes, na Igreja de São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, e às 16h, haverá um culto na igreja evangélica Lagoinha, na Rua Álvares de Azevedo, 759, no bairro Ypu. Em ambas as celebrações, o comandante, tenente-coronel Sandro Aguiar dos Santos, irá reunir os oficiais do quartel e convidados para festejar o aniversário da corporação militar em Nova Friburgo. Nesta segunda-feira, 2, foi realizada a cerimônia de formatura dos oficiais.  

O Batalhão Tiradentes foi criado através da lei estadual 4.141, de 2 de dezembro de 1959, com a denominação de 4º Batalhão de Caçadores. Em 4 de fevereiro de 1966, através do decreto lei 12.225, o 4º BC recebeu a denominação de Batalhão Tiradentes em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da Inconfidência Mineira, sendo este o motivo do emblema da Bandeira do Batalhão ostenta o símbolo daquela Inconfidência.

Através da Resolução 0075 de 3 de dezembro de 1975, a unidade recebeu nova renumeração passando de 4º BC para 11º BPM, em razão da fusão entre os estados da Guanabara e Rio de Janeiro, que tinha a sua sede em Neves, em São Gonçalo. Em 11 de maio de 1984, por ato do comando geral da PMERJ, transferiu sua sede de São Gonçalo, para Nova Friburgo, ocupando as instalações da 1º Companhia Independente da PM, situada a Praça da Bandeira, 474, no bairro Vila Nova. O 11º BPM, atualmente responde pela segurança de Nova Friburgo e mais sete municípios vizinhos: Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes. Atualmente, o 11º BPM conta com quatro companhias.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: