O Festival Sesc de Inverno, que terminou no domingo, 27 de julho, bateu recordes em Nova Friburgo em 2025: o maior público reunido pelo evento na cidade, o maior número de atrações gratuitas e a maior quantidade de alimentos arrecadados nos shows.
O festival começou no dia 11 e envolveu vários espaços culturais, com música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais. Em sua 23ª edição, contou com parceria da Prefeitura Municipal e apoio do Ministério da Cultura, do Nova Friburgo Country Clube, do Instituto Energisa, da concessionária Águas de Nova
Friburgo e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), entidade gestora do Sesc RJ, se disse feliz pelo sucesso do evento, que somente no show de encerramento no Country Clube, com a banda mineira Jota Quest, arrebatou plateia de 7,3 mil pessoas.
“Nova Friburgo demonstrou que se orgulha de ser o berço do Festival de Inverno, que aqui nasceu, em 1998. Tivemos uma participação maravilhosa nos espetáculos, com milhares de pessoas cantando junto com os artistas, dançando, curtindo o presente que o Sesc RJ nos dá a cada ano, em julho. Tudo isso, como sempre, num clima de tranquilidade, alegria e celebração”, salientou.
Braulio informou que o Sesc RJ irá reverter os 6.422 quilos de alimentos doados na entrada do clube para entidades da cidade cadastradas pelo programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil, que atende a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O presidente do Sincomércio ressaltou que o Festival Sesc de Inverno movimentou a economia do município, especialmente na última quinzena de julho. “O festival favoreceu o comércio, os restaurantes, os bares e os hotéis, que registraram 100% de ocupação. Os pontos turísticos ficaram lotados, houve
filas enormes no Teleférico. Enfim, toda a cadeia produtiva se beneficiou”, observou.
Um show de estrelas e de público
O Festival Sesc de Inverno trouxe para Nova Friburgo mais de cem atividades culturais, que tomaram o Country Clube, o Teatro do Sesc, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, a Usina Cultural Energisa e a Praça Dermeval Barbosa Moreira.
No palco montado na ilha do Country, se apresentaram Leoni, Thiago Soares, Fernanda Abreu, Di Ferrero, Bicho de Pé, Detonautas, Titãs, Paula Toller e Jota Quest, além de artistas e bandas locais como Giovana Aguilera, Raiz do Sana, Os Bartira, Expresso Santiago, Bruna Bento, Café Bourbon e os DJs Pinaud e Josafá.
Na programação, destaque para peças teatrais com os atores Othon Bastos e Mateus Solano; exibições musicais com Wagner Tiso, Trio Dauelsberg e Quinteto de Metais da Unirio; exposições; oficinas; trocas literárias; e a instalação audiovisual “Sílvio Tendler, 75 anos: Sobre viver”, homenagem à trajetória de um dos mais reconhecidos documentaristas do Brasil.
Também marcaram presença no evento as centenárias bandas Euterpe Friburguense, Campesina Friburguense e Euterpe Lumiarense.
“Já estamos trabalhando para, no próximo ano, estender as atrações para o mês de julho inteiro. Se depender da nossa vontade e do nosso esforço, o Festival Sesc de Inverno de 2026 será ainda mais impactante do que o de 2025, que foi incrível”, acentuou Braulio Rezende.
Deixe o seu comentário