O novo bispo de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, anunciou a data de sua posse e convida os fiéis para a missa a ser celebrada no dia 23 de agosto, às 10h, no Ginásio das Irmãs Dorotéias — Colégio Nossa Senhora das Dores. O bispo Dom Pedro foi escolhido há cerca de um mês, pelo Papa Leão XIV.
A Diocese friburguense, que coordena as paróquias de 19 municípios no entorno de Nova Friburgo, estava sem titular desde abril, quando o bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, foi transferido para a Diocese de Itapetininga, no interior de São Paulo.
Carioca, 61 anos, Dom Pedro Cunha Cruz vem da Diocese de Campanha (MG). Na década de 2000 foi professor do seminário diocesano de Friburgo. Dom Pedro foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro em 1990 e, na capital fluminense, foi vigário da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars; pároco das paróquias de São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus e Santa Rita de Cássia; diretor do Seminário São José; professor da PUC e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II.
(Foto: Divulgação)
Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 2010, recebendo a ordenação episcopal em 2011. Nomeado bispo coadjutor da Diocese de Campanha-MG em 2015, tornou-se bispo ordinário da mesma Diocese. Dom Pedro é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura e da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.
Deixe o seu comentário