O Festival de Inverno 2025 começou nesta sexta-feira, 11, e promove até o próximo dia 27 em Nova Friburgo o desfile de mais de 100 atrações culturais gratuitas que incluirão música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais. O evento ocupará vários espaços da cidade. Neste ano, o Festival Sesc de Inverno foi unificado ao Festival de Inverno promovido pela prefeitura e torno-se ainda mais grandioso. O evento tem o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto Energisa, da concessionária Águas de Nova Friburgo e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo.
O Nova Friburgo Country Clube receberá os principais shows de música. No palco montado na ilha dos jardins, já se apresentou Leoni, nesta sexta-feira, 11. Neste sábado, 12, é a vez de Thiago Soares, e, no domingo, 13, tem show de Fernanda Abreu. As atrações na ilha são sempre às 21h. Na semana seguinte, animarão o público Di Ferrero, no dia 18, Bicho de Pé, no dia 19, e Detonautas, no dia 20, igualmente às 21h. No encerramento, os shows ficarão a cargo de Titãs, no dia 25, Paula Toller, no dia 26, ambos às 21h, e Jota Quest, no dia 27, às 20h.
Ainda no Country Clube, artistas e bandas friburguenses mostrarão seu talento nos três fins de semana do festival: Expresso Santiago abriu a lista nesta sexta-feira; neste sábado tem Bruna Bento e Café Bourbon, no domingo, 13; Giovana Aguilera, no dia 18; Raiz do Sana, no dia 19; Os Bartira, dia 20; DJ Pinaud, dia 25, e DJ Josafá, dias 26 e 27.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, ressalta a importância do Nova Friburgo Country Clube para o Festival Sesc de Inverno: “Lutamos muito para retomar o modelo original do festival, no Country Clube, onde ele nasceu, em 1998. Conseguimos essa vitória com o Sesc em 2022 e esperamos que ali ele permaneça, porque o Country é o cenário perfeito para o festival e o diferencial de Nova Friburgo em relação a outros municípios”, assinala Braulio, representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), entidade gestora do Sesc RJ.
Os shows no palco da ilha são de graça, mas na entrada do clube há recolhimento de doações voluntárias de alimentos não perecíveis, que o Sesc reverterá para o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil. “Conclamamos os friburguenses a, mais uma vez, demonstrarem sua solidariedade. Em 2024, Nova Friburgo bateu recorde de arrecadação nos dois eventos realizados pelo Sesc na cidade em julho: o Encontro de Dança, com 720 quilos de alimentos, e o Festival de Inverno, com 5.963 quilos. Em agosto, entregamos esses 6.683 quilos extras de alimentos para entidades cadastradas pelo Sesc que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social e se beneficiam com repasses mensais do Mesa Brasil”, lembra Braulio Rezende.
Outros espaços
O Festival de Inverno 2025 levará espetáculos também aos teatros do Sesc e Municipal Laercio Ventura, Usina Cultural Energisa e à Praça Dermeval Barbosa Moreira. Na programação, entre diversos nomes, Wagner Tiso, Trio Dauelsberg, Quinteto de Metais da Unirio e as bandas centenárias de Nova Friburgo, Euterpe Lumiarense, Campesina e Euterpe Friburguense. Veja a programação completa em @festivaldeinvernonf .
Além do fortalecimento da identidade cultural do município, Braulio Rezende realça o papel do Festival de Inverno na movimentação da economia local. “Pretendemos alcançar um público maior a cada ano. Ao mesmo tempo em que brinda a cidade com arte e cultura, o festival contribui para um melhor desempenho do nosso comércio e do nosso turismo”, acrescenta.
Deixe o seu comentário