Festa da Cerejeira celebra tradição japonesa e natureza

Tradicional evento Hanami será realizado neste fim de semana na estrada Tere-Fri
quarta-feira, 09 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Com a chegada de julho, o frio da serra fluminense traz um espetáculo à parte: as cerejeiras florescem, transformando paisagens em verdadeiros cartões-postais. E é nesse cenário encantador que Nova Friburgo atrai turistas e amantes de natureza para celebrar a beleza da floração das cerejeiras com o tradicional Hanani, que é promovido pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do município.

Neste ano, o evento acontecerá neste sábado,12, e domingo, 13, em um espaço da Associação Nipo-Brasileira, na Avenida Antônio Mário de Azevedo, 6.785 (RJ-130, a Estrada Tere-Fri), altura de Córrego Dantas. A entrada para o evento será gratuita, sendo cobrada apenas a taxa de inscrição no valor de R$ 10 para um concurso de cosplay. Mais informações no instagram @coloniajaponesanf. 

(Foto: Henrique Pinheiro)

Elo Brasil-Japão

A conhecida Festa da Cerejeira teve início nos anos 1980, como uma homenagem à colônia japonesa que se estabeleceu na região. Desde então, o evento cresceu e passou a atrair visitantes de diversos municípios vizinhos, inclusive turistas estrangeiros. As cerejeiras, ou sakuras, símbolo da cultura japonesa, são o grande destaque da festa. Suas flores delicadas marcam o ciclo da renovação e da esperança, significados que também se refletem no espírito do evento.

A culinária também tem lugar de destaque com iguarias típicas como yakisoba, guioza, tempurá, sushi e moti. O público ainda poderá adquirir produtos artesanais, roupas e lembranças temáticas no bazar montado no espaço. O evento ainda conta com atrações musicais, danças, oficinas de origami, entre outros.

Significado de Hanami

(Foto: Henrique Pinheiro)

Hanami é como se denomina um costume tradicional japonês de contemplar ou apreciar a beleza das flores de cerejeira ou sakura, como é chamada naquele país. A prática do hanami existe há milênios. O costume foi originalmente limitado à elite da corte imperial, mas logo foi adotado pelas classes populares. Sob as árvores de sakura, as pessoas comiam e bebiam em alegres celebrações. A contemplação das flores de cerejeira tinha um simbolismo religioso. As pessoas acreditavam na existência de deuses dentro das árvores de sakura e faziam oferendas na raiz delas para pedir sorte e boas colheitas.

O sakura também foi considerado símbolo do amor onde as moças enfeitavam os cabelos com seu galho ou decoravam o quintal de suas casas com as flores para mostrar que estavam em busca de um amor. Na maior parte das grandes cidades como Tóquio, Quioto e Osaka, a época do florescer da cerejeira normalmente ocorre por volta do fim de março a meados de abril ou maio, dependendo da região.

 

* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão Henrique Amorim  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: