A Semana Santa, período de intensa programação litúrgica nas igrejas católicas que relembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, reúne uma série de celebrações nesta Sexta-feira da Paixão, 18, Sábado Santo (ou de aleluia), 19, e no Domingo de Páscoa, 20. Na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, o administrador da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, preside as celebrações. Nesta sexta-feira, tem continuidade, até às 14h30 a vigília eucarística com a exposição do Santíssimo Sacramento. Às 15h, terá início a Liturgia da Paixão de Cristo com a adoração da Santa Cruz, lembrando os últimos momentos de Jesus. Em seguida, às 18h, haverá a Procissão do Senhor Morto pela Avenida Alberto Braune e encenação teatral da Paixão de Cristo na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
No Sábado Santo, Dom Luiz Ricci presidirá, a partir das 19h, na catedral, a celebração da Vigília Pascal com a bênção do fogo santo e o acendimento do círio pascal no altar da igreja. No Domingo de Páscoa serão celebradas missas, na catedral, às 8h, 10h (esta, solene, com Dom Luiz), 17h e 19h.
Na congregação católica Arautos do Evangelho, na Alameda Visconde do Abaeté, 31, no Parque São Clemente, a programação desta sexta-feira da Paixão será às 15h com a Liturgia da Paixão e adoração da Santa Cruz; no sábado, às 18h30 (Vigília Pascal) e no domingo, missas da Ressurreição do Senhor, às 8h, 10h, 16h30 e 18h30.
Via-sacra viva na Praça de Riograndina
A tradicional encenação teatral da Paixão de Cristo promete, mais uma vez, emocionar fiéis e o público em geral com a Via-Sacra Viva que será realizada nesta sexta-feira, a partir das 18h, na praça do distrito de Riograndina, com a coordenação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Este ano, o administrador da igreja, padre Roberto Pinto, reuniu diversos membros da comunidade que irão representar episódios marcantes como a condenação de Jesus, sua via dolorosa rumo ao Calvário, a crucificação, morte e ressurreição. A teatralização, segundo a igreja, é uma boa oportunidade para reflexão, orações e maior espiritualidade e solidariedade propostas aos fiéis durante as celebrações religiosas desta Semana Santa.
Deixe o seu comentário