Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Amâncio de Azevedo quer mais dinheiro

Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
Edição dos dias 19 e 20 de abril de 1975
Prefeito pediu autorização à Câmara para contrair empréstimo de 540 milhões de cruzeiros
Manchetes
Amâncio quer mais dinheiro – O prefeito de Friburgo, Amâncio de Azevedo, não nos permite um “relax”, sequer um descanso nas críticas à sua administração. Realiza uma coisa boa, mas continua, e já é uma rotina, fazer tudo o mais, muito mal. Nesta semana apuramos mais uma mensagem do prefeito tramitando pela Câmara Municipal. Na mensagem, Amâncio solicita mais uma vez, o que também já é rotina, uma nova licença da Câmara para contrair um novo empréstimo, desta vez na ordem de 540 milhões de cruzeiros (usamos cruzeiros velhos que é para ficar bem patente como o nosso imposto está sendo duplicado à longo prazo).
Homenagem incompleta – Há quase um ano, numa homenagem mais que merecida, mudava-se o nome da Praça D. João VI, para Praça Dr. Dermeval Barbosa Moreira. Era uma homenagem que se impunha: O dr. Dermeval Barbosa Moreira foi um dos maiores friburguenses de todos os tempos. Mas até hoje, a municipalidade não se lembrou de mudar as placas e setas indicativas que indiquem que aquela praça se chama Praça Dr. Dermeval Barbosa Moreira.
Taça do Colonizador – Mais de uma centena de bolonistas de todo Brasil já se encontram na cidade para a disputa VII Taça do Colonizador, uma promoção do Nova Friburgo Country Clube. Os bolonistas, que estão em Friburgo, representam dez clubes brasileiros de maior expressão no esporte de bolão. Com a inauguração, em 1969, das mais modernas pistas de bolão, essa modalidade começou a crescer em Friburgo e ganhar expressão estadual e nacional. A Sociedade Esportiva Friburguense e o próprio Nova Friburgo Country Clube defendem Friburgo na disputa.
Professor. Amaury: Mais um friburguense na fusão do Rio com a Guanabara – Um dos raros friburguenses que passaram a fazer parte da estrutura do novo Estado do Rio de Janeiro depois da fusão com a Guanabara, o professor Amaury Pereira Muniz teve seu nome confirmado no novo Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Falando à nossa reportagem o professor Amaury disse “se sentir feliz com sua confirmação no Conselho Estadual de Educação, principalmente por ser mais um friburguense e fluminense a participar de tão importante órgão”.
Ano 30: Ora essa – Os acontecimentos desenrolados nesta cidade, nesses últimos dias, provocados por incontinência de linguagem de “A Paz” deram motivo aos maiores e mais variados comentários nas rodas dos cafés. Em tais comentários, em geral, diz-se que membros da oposição pretendem lançar sobre o prefeito da cidade a culpa como fomentador da justa revolta do operariado friburguense, diante da afronta inominável. O único ato praticado pelo prefeito foi de estar presente ao comício.
Comandante Braz – Segundo informou a gerência da Fábrica Filó, mas uma importante aquisição foi feita por aquela indústria como a contratação do comandante Braz para a Gerência Geral de vendas da região Centro-Norte. O comandante Braz tomará posse ao seu cargo no dia 1º de maio deste 1975.
Pílulas
Aumento do funcionalismo municipal - Saiu, enfim, o aumento do funcionalismo público municipal. O prefeito Amâncio de Azevedo, através do boletim informativo da municipalidade transmitido pela Rádio Sociedade de Friburgo, ele deu publicidade ao reajuste e preparou as justificativas para o fracasso de sua administração, afirmando que para poder conceder o aumento terá que paralisar “obras” em curso pela cidade. O curioso é que no governo que antecedeu o atual, foram concedidos dois aumentos de 20% cada, além de benefícios, como transformação de quinquênio ou triênio, onerando muito mais a folha de pagamento do pessoal, em apenas dois anos.
Aniversário de 30 anos de A VOZ DA SERRA: mensagens de Zuenir e Dalva Ventura - A repercussão dos artigos especiais publicados por ocasião da nossa edição especial do aniversário de 30 anos de circulação do jornal, transcorridos neste 7 de abril de 1975, principalmente o assinado pelo jornalista internacional Zuenir Ventura é mais que merecida. Deixando de lado a modéstia, os artigos do nosso 30º ano, gabaritaram o nosso jornal e se tornaram pequenas amostras dos sempre capazes Zuenir e Dalva Ventura, jornalistas de primeira linha.
Sociais
A VOZ DA SERRA registra os aniversário de: Mariana Cúrio, Júpiter José Nicolau, Aryosaldo Ventura, Anna Pinel e Walter Saldanha (21); Waldir Schuabb, Maria Levorato, José Afonso, Renato Vieira e Marilda Mesquita (22); Benedito Pedro Mastrângelo e Mônica Cariello (23); Max Paulo, Antônio Vazilotta e Olga Villa (24); Nelson Oliveira (25); Matilde Carpenter, Horácio Cortez e Kátia (26).
-
Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim


Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário