Uma pesquisa feita pelo Instituto Nexus identificou que mais da metade dos brasileiros (52%) pretende comprar ovos de chocolate para presentear, principalmente as crianças, no próximo Domingo de Páscoa, 20. Segundo o levantamento, o gasto com o produto será, em média, de R$ 59 por unidade. Os preços dos chocolates este ano assustam, mas do total de pessoas que disseram que não abrem mão de comprar ovos de Páscoa, 18% já cumpriram a promessa, enquanto 34% ainda não. Outros 45% vão abrir mão da compra e 3% não souberam responder. A tradicional caixinha de bombons que no comércio de Nova Friburgo sai a partir de R$ 10,49, a unidade com 250 gramas surge com alternativa aos ovos de chocolate.
Entre os que já compraram pelo menos um ovo de chocolate, se destacam as mulheres (19%), diante de 16% dos homens, e aqueles com renda familiar de até um salário mínimo (21%). Já a maior parte dos mais ricos, com renda familiar acima de cinco salários mínimos resolveu deixar para depois (45%).
O grupo com menor renda também se destaca entre quem não vai gastar com o chocolate, principal símbolo comercial da Páscoa (50%). O mesmo comportamento também é mais comum entre os mais velhos, chegando a 56% na faixa acima de 60 anos.
Curiosidades sobre o perfil de consumo
Um dado curioso do estudo é que quatro em cada dez brasileiros (43%) nunca compraram sequer um ovo de Páscoa. Paralelamente, 37% disseram adquirir sempre o produto e outros 19%, às vezes. O preço alto foi o principal motivo apontado para não comprar ovos ou outros tipos de chocolate para 36% dos entrevistados. O valor do produto foi o dado mais relevante entre os mais jovens (43% na faixa etária de 18 a 24 anos).
A pesquisa mostrou, ainda, que o hábito de consumir ovos de chocolate todos os anos é mais comum entre moradores da Região Sudeste do Brasil (40%), com idades entre 35 e 40 anos (44%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%) e filhos menores de menores de 18 anos (50%). O levantamento revela, também, que 18% entre aqueles 52% que desejam comprar ovos de Páscoa neste ano já foram ao comércio. Os que ainda vão às compras até este Domingo de Páscoa somaram 34%.
Além disso, a pesquisa mostra, ainda, que 45% entre os que desistiram de comprar ovos este ano, quase metade (21%) pretende adquirir outros tipos de chocolate, sendo que 27% não planejam nenhuma aquisição do tipo. A pesquisa consultou duas mil pessoas em todo o país, com idades a partir de 18 anos, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com margem de confiança de 95%.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com informações da Agência Brasil e Veja. Supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário