Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Defesas no corpo e na mente
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A doença é um esforço do organismo para tentar se recuperar das consequências da violação das leis da saúde. Lendo de trás para a frente, ficaria assim: A violação das leis da saúde produz consequências que se apresentam na forma de uma doença. Repare que a definição diz que “A doença é um esforço do organismo para tentar se recuperar.” Doença não é algo negativo? Como ela pode ser positiva no sentido de ser um esforço para o corpo se recuperar?
Vou explicar com um exemplo primeiro na parte física do corpo e depois na área mental. Você ingere comida contaminada e surge diarreia. Vamos chamar diarreia de doença nessa explicação, porque ela é um sintoma. Ter diarreia por intoxicação alimentar é bom ou ruim? É ruim porque pode desidratar, é desconfortável, pode prejudicar seu trabalho, incomoda. Mas é bom porque é o organismo expelindo aquilo que o contamina. Nesse exemplo, a diarreia é um esforço do organismo para tentar se recuperar das consequências da violação das leis da saúde. A violação foi ingerir alimento contaminado. A defesa do corpo foi a diarreia.
Agora vamos ver um exemplo na área mental. Você ficou órfão de pai e mãe aos 7 anos de idade, na adolescência sofreu um acidente grave de carro, no início da vida adulta rompeu traumaticamente o noivado, na meia idade foi demitido do emprego injustamente e num momento economicamente difícil para você. Isto tudo aumentou sua ansiedade ao longo dos anos, gerando uma angústia difícil de suportar e de manter essa angústia na consciência. Para aliviar, a sua mente jogou as emoções ligadas a estes conflitos para debaixo do “tapete” da consciência, de modo que você “esqueceu” da angústia. Entretanto, surgiu uma fobia que o impede de viajar sozinho, de subir em elevador com ou sem acompanhante, além de outros sintomas.
Fobia é um medo exagerado. Pode ser fobia de altura, de certos animais, de estar em ambiente público como na rua, num shopping, e por isso a pessoa se retrai, passa a evitar sair de casa, ou só vai em locais que geram muita ansiedade com alguma companhia. A fobia é um deslocamento da angústia para um ponto em que a pessoa ainda tem algum controle. Por exemplo, se você desenvolveu fobia de altura, dá para ter algum controle sobre este sofrimento evitando locais altos, evitando viajar de avião e preferindo ônibus ou automóvel.
Assim, a fobia é um esforço do organismo para tentar se recuperar das consequências da violação das leis da saúde. Que leis da saúde mental foram transgredidas, surgindo a fobia? As que tem que ver com os traumas vividos ao longo dos anos, resultando em comportamentos negativos, como os ligados ao respeito próprio, expressão e experimentação de afeto, colocação de limites, perdão, entre outros.
Se a pessoa se deprecia, se desvaloriza, se ainda não perdoou as pessoas que a traumatizaram no passado, se não se protege, se não coloca limites evitando assumir coisas demais, se tem dificuldade de expressar sentimentos, entre outros fatores, surge angústia e essa angústia pode ser disfarçada numa fobia ou em outro transtorno. A fobia é a defesa da angústia. E vai ser resolvida quando passo a passo a pessoa fóbica for entendendo seus traumas psicológicos e resolvendo o que é possível e aceitando o que não tem solução.
Então, comece a olhar os sintomas que aparecem em seu corpo e em sua mente como possivelmente sendo defesas que o corpo e a mente estão usando para tentar se libertar de algum problema, de alguma transgressão de uma lei da saúde. Tratar os sintomas tem seu lugar, pode aliviar, mas pode não resolver o problema básico.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza
www.doutorcesar.com
www.youtube.com/claramentent
Tik-Tok @claramentent
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário