Escolas estaduais. Primeira fase da matrícula para novos alunos começa nesta quinta-feira

Inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br até o dia 6 de dezembro
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ) abre nesta quinta-feira, 14, a 1ª fase da matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino em 2025. São mais de 1.200 escolas com oportunidades para Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.

“Pretendemos oferecer, cada vez mais, uma educação de qualidade e que permita o desenvolvimento dos estudantes. A matrícula digital é uma ferramenta que permite aos estudantes e responsáveis a inscrição de forma remota, evitando filas e horários restritivos. Isso facilita muito a vida das pessoas. Fui aluno da rede estadual e tenho amor e gratidão por tudo o que vivi e aprendi”, afirma o governador Cláudio Castro.  

A 1ª fase de matrícula vai atender os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. O prazo das inscrições vai até 6 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter no mínimo três opções e no máximo oito opções na combinação de escola/curso/série/turno.

A primeira fase desta expansão, com a abertura de aproximadamente nove mil novas vagas, acontecerá no processo de matrícula, que terá início ainda neste mês. As demais vagas serão disponibilizadas no ano letivo de 2026.

“Essa ampliação está sendo possível porque a rede estadual vem se preparando com a construção de novas escolas e também por meio da expansão das salas de aulas nas escolas já existentes. Tudo para oferecer um ensino de qualidade, de forma a garantir o acesso e a permanência dos nossos estudantes”, observa a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.

Critérios 

A Seeduc esclarece que a 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente: preferência à pessoa com deficiência; crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública; preferência de irmãos na mesma escola e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

O resultado da alocação da 1ª fase da matrícula (pré-matrícula) será divulgado nos sites Seeduc e Matrícula Fácil, a partir de 18 de dezembro. O candidato poderá realizar a consulta individual do resultado da alocação no próprio site da matrícula, selecionando a opção “Consulte a sua Inscrição”. 

O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 17 a 23 de janeiro e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula na escola onde o candidato for alocado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: