A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo divulgou na noite de terça-feira, 6, o boletim mensal com atualização de dados sobre o status da dengue no município. A publicação nas redes sociais da prefeitura informa o total de 3.364 casos confirmados da doença desde o início do ano até o final de julho. De 6.281 notificações de suspeita da dengue, 2.917 deram resultado negativo após análises laboratoriais. O boletim atualizado informa ainda a perda de 14 vidas em Nova Friburgo este ano por causa da dengue, duas mortes a mais que o informado no mês passado.
A publicação nas redes sociais da prefeitura informa o total de 3.364 casos confirmados da doença desde o início do ano até o final de julho
A Prefeitura de Nova Friburgo informou ainda que mesmo com o decreto do governador Cláudio Castro que instituiu o fim da epidemia de dengue no Estado do Rio de Janeiro, os cuidados para evitar a proliferação e os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, não devem ser deixados de lado, portanto, a população deve receber bem os agentes de endemias que continuam percorrendo bairros e distritos friburguenses em ações periódicas durante todo o ano.
Vacina Q-denga
Outra recomendação importante das autoridades de saúde para evitar que a epidemia de dengue volte com força no estado é imunizar-se com doses da vacina japonesa Q-denga, que está sendo distribuída pelo Ministério da Saúde aos governos dos estados e estes, por sua vez, encaminham lotes do imunizante aos municípios. A vacina, no entanto, só pode ser aplicada, por enquanto, em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, público mais vulnerável a internações pela dengue, segundo o Ministério da Saúde.
Desde o último dia 24 de junho, quando a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu 2.691 doses da vacina contra a dengue, somente 739 pessoas foram vacinadas no município. O imunizante é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, em todas as salas de vacinação dos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo.
Para se vacinar é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação para atualização. O menor deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais.
Deixe o seu comentário