A Organização Social Tecle Mulher, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), lançou uma campanha inovadora voltada à prevenção e educação no enfrentamento à violência as contra meninas e mulheres. Com o apoio do Ministério das Mulheres, do Governo Federal, e Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), a campanha visa sensibilizar jovens e professores, de dez municípios da Região Serrana, entre eles, Nova Friburgo, a atuarem diretamente em ações preventivas nas escolas estaduais, propondo a promoção do respeito mútuo entre os alunos e alunas, no sentido que possam transformar os ambientes humanos em que vivem em espaços de dignidade e cidadania plena, firmando assim o direito à viverem em uma sociedade sem violência.
A campanha se destaca pela produção de materiais educativos que serão fundamentais para conscientizar alunos(as) e professores(as) sobre a gravidade da violência contra as meninas e mulheres. Esses materiais proporcionarão oferecer aos alunos (as) um ambiente de acolhimento, respeito e acompanhamento, ajudando a combater as sensações de solidão, perda e culpa que muitas vezes acompanham esses fenômenos, especialmente entre crianças e jovens.
Ações
As ações da campanha incluem workshops e palestras, sessões educativas com especialistas para discutir o conceito da violência e como identificá-los e combatê-los no ambiente escolar. Haverá ainda distribuição de cartilhas, vídeos e outros recursos pedagógicos que abordam a violência contra as mulheres, além do treinamento de professores com sensibilização para que os educadores possam identificar sinais de violência e discriminação e saibam como intervir de forma adequada.
Resultados esperados
“Estamos comprometidos em criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde todos possam se sentir respeitados e apoiados. Esta campanha é um passo crucial para enfrentar e erradicar a violência contra mulheres nas escolas”, afirma Laura Mury, coordenadora da OS Tecle Mulher.
A campanha espera atingir diretamente milhares de alunos e alunas e professores e consequentemente todas as famílias e sociedade ao entorno promovendo mudanças significativas na percepção e abordagem desses temas.
Tecle Mulher e Redeh
O Tecle Mulher é uma organização dedicada a promover a igualdade de gênero e combate à violência contra as meninas e mulheres através de ações educativas e preventivas.
Já a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) é uma entidade que trabalha para fortalecer os direitos humanos e promover a cidadania plena, especialmente entre mulheres e minorias.
Deixe o seu comentário