De olho nas compras para o Dia das Mães, celebrado neste domingo, 12, o Procon do Estado do Rio de Janeiro fez um levantamento de preços dos produtos mais buscados para a data em lojas da região metropolitana e também do interior fluminense. Foram pesquisados 254 itens entre cosméticos, semijoias, roupas e artigos esportivos, sapatos, bolsas e acessórios, eletrodomésticos, flores e smartphones, em cerca de 50 marcas. Com a pesquisa, os agentes constataram que as categorias com média de preço mais baixa são a de moda e de artigos esportivos, seguida de cosméticos. Já as com a média de valor mais alta são os smartphones e eletrodomésticos, respectivamente.
“O objetivo deste levantamento de preços é ajudar o consumidor a escolher a categoria de presente que mais se encaixa em seu orçamento, poupando tempo na busca e possibilitando uma compra mais consciente”, observa o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Além disso, o órgão de defesa do consumidor também alerta para as compras virtuais. De acordo com Coelho, no site do Procon-RJ, os consumidores podem acessar o Manual de Combate às Fraudes Digitais. Em épocas comemorativas, as fraudes costumam ser mais recorrentes. Por isso, é importante redobrar a atenção.
A pesquisa foi realizada entre 15 de abril e o último dia 3. O Procon-RJ não pode garantir que os valores pesquisados sejam os mesmos, pois muitas lojas podem fazer promoções ou o item ter se esgotado nos estoques. Os consumidores que desejarem realizar denúncias e reclamações, poderão acessar os canais de atendimento disponíveis no site oficial da autarquia.
Deixe o seu comentário