A Rua Carlos Alberto Braune (continuação da Monte Líbano) é o principal acesso ao bairro Braunes para quem está no Centro e continua com o tráfego de veículos interrompido desde a última sexta-feira, 12. A via teve grande parte do calçamento de paralelepípedos danificada por uma enxurrada durante um temporal. Inicialmente, muita gente pensou que os estragos no pavimento foi resultado de falhas nas obras do novo sistema de drenagem do centro de Nova Friburgo, recém-inaugurado pelo Governo do Estado, mas o coordenador regional da Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras, Nami Nassif, garantiu nesta semana que a intervenção surtiu o efeito desejado.
Ele esclareceu ainda que a destruição do calçamento foi ocasionada pela força da água que desceu do alto das Braunes e principalmente da Rua Sara Braune que ficou inundada com o assoreamento de bueiros. “A obra de drenagem deu certo. As galerias antigas foram substituídas por outras bem maiores com 1,5 metro de altura e 2,5 metro de largura permitindo maior vazão das águas subterrâneas e não foram atingidas pelo temporal. Tanto é que a Rua Farinha Filho e seu entorno não foram inundados, como acontecia sempre que chovia forte em Nova Friburgo”, frisou Nami.
Ele observou também que, embora o desentupimento dos bueiros não seja de responsabilidade do Governo do Estado, a empreiteira contratada para a obra de drenagem já vistoriou a Rua Carlos Alberto Braune para iniciar os reparos necessários no calçamento. Ontem, 17, a Prefeitura de Nova Friburgo informou através de suas redes sociais que o recapeamento da via com asfalto a quente foi iniciado com o acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Obras. Com isso, a via permanecerá interditada ao tráfego de veículos, pelo menos até o fim desta semana, obrigando motoristas a fazerem desvios passando pelos bairros Parque Santa Elisa e Catarcione ou Rua Chico Mendes, no Cordoeira.
Deixe o seu comentário