Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Cidades excelentes
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Nova Friburgo não venceu em nenhum dos seis pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes. Parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila, o prêmio tem como base o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Nova Friburgo em queda
Para piorar: desde que o índice foi criado, em 2020, Nova Friburgo teve melhora em apenas um setor: sustentabilidade. Saiu do 878º em 2020, passou a 465º em 2021, mas caiu para 602º e 610º nacional nos anos seguintes. Os dados anuais podem ser conferidos na tabela. Educação e Saúde e Bem-Estar foram os dois pilares em que o município teve maior queda. Na educação caiu de 2.734º para 3.964º do Brasil. Já em Saúde caiu de 4.620º para 5.005º.
Mal em saúde e educação
Os dois pilares são alarmantes para Nova Friburgo. A nota obtida em Saúde é 32,38 sendo o 563º pior entre os 5.568 municípios do Brasil e o 20º pior entre os 92 municípios fluminenses. No indicador, a condição friburguense é considerada crítica, a pior da escala que tem crítica como a pior, em desenvolvimento, desenvolvida e excelente. Em Educação, Nova Friburgo também caiu para a escala de situação crítica, com nota 43,15. 3.964 no país e apenas 56º no RJ.
Superado por 504 municípios
Na nota final, média de todos os índices, Nova Friburgo obteve 58,07, 1.968º do Brasil e 19º do Estado do Rio de Janeiro. Perdeu 504 posições com relação a 2020. Os índices de Sustentabilidade e Infraestrutura e Mobilidade foram os melhores destaques de Nova Friburgo em comparação aos demais municípios: 610º do Brasil e 2º do Estado do Rio em Sustentabilidade, com nota 70,73. 398º do país e 13º do RJ em Infraestrutura e Mobilidade, nota 81,28. Aliás, somente nestes dois pilares Nova Friburgo teve aprovação na escala.
Outros pilares
Segundo o Índice de Gestão Municipal (IGM), Nova Friburgo é o 1.528º do Brasil e 17º do Rio em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, com nota final 60,64. Já em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública é o 1.962º nacional e 33º do Estado. Cada pilar contempla indicadores específicos, somando-se 67 ao todo. A média dos indicadores dá a nota final.
Niterói - a melhor
Já para conceder o Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, as cidades são divididas em três categorias: as que possuem menos de 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes (a categoria de Nova Friburgo). Na etapa estadual, Niterói ganhou o prêmio principal como a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro e também conquistou três dos seis pilares que compõem a premiação.
Itaperuna, a melhor em Saúde
Niterói foi o melhor em “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”. Itaperuna, no noroeste fluminense, foi vencedora em Saúde e Bem-Estar, enquanto a vizinha Teresópolis, a melhor em Educação. Já em Sustentabilidade, outra vizinha premiada: Petrópolis. No próximo dia 11 de dezembro, acontecerá, em Brasília, a etapa nacional do evento, que irá anunciar os três primeiros lugares de cada categoria.
Uerj Nova Friburgo
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro está em processo eleitoral e realiza o 2º turno em todas as suas unidades entre os próximos dias 28 e 30 para definir a nova reitoria. No 1º turno, no entanto, o Instituto Politécnico de Nova Friburgo (IPRJ) elegeu sua diretoria para o período 2024-2027. O vice-diretor Lucas Lima foi eleito diretor e para seu lugar, o professor Rafael Perez. A disputa teve três chapas inscritas. Votaram alunos, professores e funcionários. Uma das conquistas da atual diretoria foi o sonhado refeitório que oferece cardápio diário.
Engenharia Meteorológica
Em tempos de mudanças climáticas, o curso de Engenharia Meteorológica é a novidade do Cederj. Profissão do futuro, o curso superior é voltado para os interessados pelo clima, fenômenos naturais e previsões meteorológicas. Parte das disciplinas é ministrada de forma online pelo sistema EAD, tornando o aprendizado mais flexível.
Uenf Macaé
As disciplinas como Cálculo, Física e Engenharia Básica podem ser estudadas em casa. Já as matérias específicas do conteúdo de meteorologia são ministradas presencialmente no Laboratório de Meteorologia, localizado no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Macaé. Portanto, os interessados de Nova Friburgo têm que se deslocar para Macaé para essas aulas em específico de tempos em tempos. As inscrições para o próximo vestibular já foram encerradas e as provas estão programadas para 17 de dezembro.
Antas
O Parque Estadual dos Três Picos e a Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, são o novo lar de dois casais de antas. A soltura do primeiro casal ocorreu na última semana. Realizada pelo Refauna, com o apoio do Projeto Guapiaçu, a vinda dos animais tem como objetivo promover um reforço na reintrodução que vem sendo feita desde 2017, a fim de trazer de volta a espécie para as florestas fluminenses.
17 de 50
O projeto de reintrodução de antas no Estado do Rio tem o objetivo de estabelecer uma população com no mínimo 50 animais nas florestas do Parque Estadual dos Três Picos e unidades de conservação adjacentes. No Rio de Janeiro, essa espécie chegou a ser totalmente extinta. O último registro oficial de antas no estado foi em 1914, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e agora as instituições trabalham para recuperar essa perda. Atualmente, a única população de antas do estado conta com 17 indivíduos, sendo 11 oriundas de reintroduções e seis dos seus filhotes já nascidos na natureza.
Estágio na Firjan
A Federação das Indústrias do Estado do Rio está com inscrições abertas para o seu concorrido Programa de Estágio. Podem participar estudantes universitários e de cursos técnicos de diversas áreas. Os interessados devem se inscrever até 3 de dezembro no site da Firjan. A duração do curso vai de seis meses até dois anos com carga horária que pode ser de quatro ou seis horas diárias. Os benefícios incluem bolsa-auxílio, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso remunerado. Após a inscrição, tem a seleção através de entrevistas individuais, resolução de cases, conversa de alinhamento e painel final.
Vagas em Nova Friburgo
O programa de estágio está previsto para começar em fevereiro na Firjan e suas instituições (Sesi e Senai). Nova Friburgo está entre os municípios contemplados. O programa de estágio prevê a realização de uma trilha de desenvolvimento, ou seja, momentos de capacitação sobre as temáticas mais atuais para o profissional.
Terceirona
Duque de Caxias e Serrano foram os times que conseguiram o acesso para a segundona do Estadual de 2024. Eles eliminaram Goytacaz e Barra da Tijuca, respectivamente. Os vitoriosos agora fazem a final da competição. Já os derrotados se somam ao Friburguense para a disputa da terceirona no ano que vem. O Friburguense que terminou a competição em 5º só voltará a campo em setembro do ano que vem. Portanto serão longos dez meses de espera.
Carnaval 2024
Ensaios em ritmo acelerado em todas as escolas de samba de Nova Friburgo, em preparação para o Carnaval 2024. Neste sábado, 25, às 20h, o Alunão realiza a apresentação de seus protótipos de fantasias, em sua quadra no distrito de Conselheiro Paulino, com grande festa que contará com pagode e apresentações dos segmentos da azul e branco.
Palavreando
“Supomos ser destino o que se disfarça de fatalidades. É tão estranho que coisas ruins também aconteçam a pessoas boas. Nem tudo que se planta colhe e nem tudo que se colhe foi plantado. Justiça é uma norma criada através do tempo para ocultar que nem tudo é justo”.
Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário