Nova Friburgo na Sapucaí

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Já representada com Evandro Malandro, intérprete principal da Grande Rio, Nova Friburgo terá também o samba de Jeferson Lima, o mago da Vilage, no maior carnaval do mundo. Ele venceu a disputa de samba na atual campeã, Imperatriz Leopoldinense. No entanto, a escola de Ramos decidiu juntar dois sambas, o de Jefinho com a parceria de Me Leva, preterindo na final, à obra da parceria de Zé Katimba e Dudu Nobre.

Jeferson Lima

A junção de dois sambas é  uma medida inédita na história da Imperatriz Leopoldinense e, de acordo com o regulamento, não resta às parcerias outra opção que não a de aceitar. Fato é que o refrão principal do friburguense Jefinho se tornou imbatível nas apresentações em quadra. “Vai clarear… Olha o povo cantando na rua, a Imperatriz desfila com a sorte virada pra lua” promete ser um dos mais cantados do carnaval 2024.

Versão final

A decisão é sempre um risco e nenhuma escola que assim o fez até hoje obteve êxito no desfile. Mas decisão tomada, resta celebrar ser de Nova Friburgo um dos compositores do samba que vai para a Marquês de Sapucaí. Em entrevistas ao site Carnavalesco, Jefinho disse que esperava vencer sozinho, mas mesmo assim é um prazer imenso saber que vai fazer parte de um desfile grandioso, de uma escola como a Imperatriz. “A diretoria sabe o que faz, o carnavalesco tem o projeto dele, agora a gente vai abraçar o samba com o mesmo carinho, o mesmo fervor e vamos torcer para que tudo dê certo”. 

Alunão

Em Nova Friburgo, resta apenas a escola Alunos do Samba definir o seu samba. Neste domingo, 22, às 17h, a agremiação de Conselheiro Paulino realiza a semifinal. Já no outro domingo, 29, define o seu hino para o enredo “Nem tudo que reluz é ouro”, dos carnavalescos Sérgio Caetano e Felipe Guerra. A escola dará premiação de R$ 1,5 mil para os compositores do samba vencedor. 

Unidos da Saudade

A Unidos da Saudade gravou, nesta semana, em estúdio especializado, na capital, o seu samba para o carnaval 2024. Como comumente acontece, a obra de Jefinho da Bomboniére, Christiano Huguenin, Fagner André, Léo Torres, Kadinho da Ilha, Bulacha e Ezequiel do Cavaco sofreu alterações e a versão final será apresentada na quadra nos próximos dias e nas redes sociais da roxo e branco. 

 

Mondial de la Biere

As cervejarias friburguenses Alpendorf, Barão e Cacique se fizeram presentes no Mondial de la Biere, realizado no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Elas estiveram juntas a centenas de rótulos do Brasil e do mundo, no evento que é considerado o maior do segmento no país. Durante cinco dias milhares de pessoas passaram pelos pavilhões que contaram também com diversos shows. A Rota Cervejeira, que abrange ainda os municípios de Teresópolis e Petrópolis, também teve estande com marcas do circuito. 

 

Cerveja friburguense premiada

E a Alpendorf só tem a comemorar. Conquistou duas medalhas de ouro no Mondial de La Biere 2023. Medalha de ouro com a Alpendorf Dubbel Com Cumare e Café e medalha de ouro com a Margherita Gose. Aliás, a Margherita Gose vem tendo sucesso em todos os concursos. Na semana passada, a criação do cervejeiro Leonardo Thuler, foi a campeã da Copa Cervejeira Internacional, realizada na Colômbia.    

 

Semana de Engenharia

Com o tema “Energizando o aprendizado”, o Cefet de Nova Friburgo promove a Semana da Engenharia 2023, hoje, 19, e amanhã, 20. O evento acontece no Centro Cultural Glauber Rocha, nas dependências da unidade, e é direcionado a alunos de graduação de todas as modalidades de Engenharia, especialmente de Engenharia Elétrica. Os participantes terão direito a certificado.

 

Cefet Nova Friburgo

A iniciativa é organizada pelo colegiado de Engenharia Elétrica. Na programação, palestras técnicas e workshops práticos com especialistas no tema, com as tendências mais recentes na área. Além disso, a ideia é promover redes de contato com outros colegas e profissionais do setor.

 

Friburguense

Após dar indícios de reação na terceirona do Campeonato Estadual, o Friburguense perdeu em casa para o Duque de Caxias por 1 a 0 e não conseguiu ainda entrar no grupo dos quatro que se classificam para as semifinais. Apesar do resultado negativo, o time segue dependendo apenas de si para conquistar o retorno imediato à segundona. Neste sábado, 21, às 15h, tem nova chance, diante do Nova Cidade, fora de casa. 

 

Matemática tricolor

Para entrar no grupo dos classificados já nesta rodada, o Friburguense precisa vencer e torcer para que o Paduano (10 pontos) não vença, em casa, o Duque de Caxias (15) e torcer para que o Goytacaz (11) seja derrotado pelo Barra da Tijuca (12). No entanto, pensando mais à frente, mesmo que não entre já nessa rodada no grupo dos classificados, o ideal são empates entre essas equipes, pois todas perderiam dois pontos.  

 

Torcida

Dessa forma, no cenário ideal, fazendo o dever de casa, é claro, o Friburguense chega aos 11 pontos, mesma pontuação do Paduano, com o Goytacaz indo a 12 e o Duque de Caxias a 16. A competição é liderada pelo Serrano que tem 15 e recebe o Serra Macaense que amarga a vice-lanterna com quatro pontos. Uma inusitada vitória do Serra Macaense seria bem-vinda.

 

Sobem dois

Importante frisar que os dois primeiros colocados levam grande vantagem para as semifinais da competição. Além de decidirem em casa contra o 3º e 4º colocados, jogam por empate na soma dos resultados. Lembrando também, que diferente da segundona, em que sobe apenas um, na terceirona sobem os dois primeiros colocados, ou seja, os vencedores das semifinais estarão automaticamente na divisão superior em 2024.     

 

Palavreando

“É absolutamente incrível: a sua digital, só você tem. Ninguém que existiu antes de você, ninguém que existe neste planeta de mais de oito bilhões de pessoas, ninguém que vier a existir, ainda que se triplique a população atual, terá digital como a sua.”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.