A VOZ DA SERRA é a credibilidade impressa!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 03 de outubro de 2022

O Caderno Z, mestre em acompanhar a dança dos tempos, não deixaria de nos oferecer uma pauta envolvente e inspiradora, na edição que nos coloca diante do espelho das reflexões. Olhar para dentro de uma realidade ainda em construção em que “o poder feminino nas eleições”, mesmo que, em passos lentos, caminha para a reformulação do processo eleitoral. Mulher se envolve com política, sim, e a política a envolve em toda a sua capacidade de assumir responsabilidade em prol das lutas e conquistas sociais.

A história tem episódios marcantes da evolução feminina: Celina Guimarães, a primeira mulher a receber registro eleitoral em 1927, antes até do início do Código Eleitoral Brasileiro. Alzira Soriano, primeira prefeita do Brasil, da cidade de Lajes-RN, eleita em 1928. A primeira senadora, Eunice Michiles, foi recebida com flores, chocolate e poesia no dia de sua posse, em 1979. O livro de Paulo Rezzutti – “Mulheres do Brasil – A História não contada”, conta muito sobre o tema.

Toda essa maratona arrastada nas conquistas femininas me faz lembrar alguns causos que meu pai contava. Ele, nascido em 1917, acompanhou, de perto, o passo a passo discriminatório sofrido pela mulher. Contava ele, defendendo a causa: “Na roça era um abuso, porque elas não tinham que ganhar salário nem deveriam ir para a escola pois isso faria com que escrevessem cartas para os namorados...”.

Mesmo com todos os avanços no comportamento humano, nas quebras de tabus e demais padrões superados, até agora o Brasil só teve uma mulher, Dilma Rousseff, na presidência da República. Nos estados, foram 16 governadoras, sendo que somente oito foram eleitas. As demais assumiram na impossibilidade do titular eleito para a função.

Aqui na cidade, dona Laura Milheiro de Freitas foi eleita vereadora, tomando posse em 1955 e foram quatro mandatos, quando nem havia salário para a função. Mais recente, em 1972, dona Ada Bento de Mello se destacava nos comícios ao lado de seu marido, Ariosto Bento de Mello, que fora candidato a prefeito. Passaram também pelo ambiente político friburguense, as vereadoras Ledir Porto, Angela Fernandes, Irani Medeiros e Saudade Braga que, inclusive, assumiu dois mandatos como chefe do governo. Atualmente, a mulher em Nova Friburgo se faz presente com três representantes no Legislativo: Maiara Felício, Priscilla Pitta e Vanderléia Abrace Essa Ideia. São três pilares que edificam a força feminina em prol de Nova Friburgo.

Com todos os desafios, a mulher, na verdade, está em todas as áreas, além da área do tanque. E onde quer que atue, se sobressai pela competência e sensibilidade no agir. Com a mulher estão desfraldadas as bandeiras do Outubro Rosa, que já começou com várias atividades que se estenderão ao longo do mês. A resistência feminina também fará bonito na Uphill Marathon em nossa região, nos próximos dias 7 e 8, evento composto por três diferentes provas, nas categorias feminina e masculina. As inscrições podem ser feitas no site do evento para as distâncias de cinco e 21 quilômetros. Tem até desafio para alcançar o topo do Morro da Cruz. Que beleza!

A edição do último fim de semana, em quase totalidade, foi dedicada ao processo eleitoral. Somos 154.843 eleitores que se juntam aos demais no âmbito nacional. Muita gente se surpreendeu, assim como eu, com a seção lotada, enormes filas em alguns locais. Com burburinhos nas esquinas, o Dia de Eleição é um dia diferente, pela expectativa de novos rumos para um Brasil sempre melhor para todos nós.

Em “Sociais”, a família Ventura, de Tony e Faninha, com o riso até as orelhas na formatura da neta, Clara Ruiz Ventura,  no curso de Comunicação e Publicidade, no Rio de Janeiro. Os 8 anos de Cecília dos Santos Lima, na última quarta-feira, 28 de setembro, bem festejados pela família. Também eu, a colunista, estou honrada com a surpresa de minha foto, pelo meu aniversário na próxima sexta, 7. A festa começa em mim, pela oportunidade de fazer parte do jornal e ter o reconhecimento de tantos leitores. Grata!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.