A Primavera 2022 começa na próxima quinta, 22 de setembro, às 22h03

No Brasil, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Diogo Busnardo)
(Foto: Diogo Busnardo)

Conhecida como a estação das flores, no entanto, essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta. No Brasil, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies. No Cerrado, por exemplo, os ipês florescem no inverno, trazendo um colorido especial à paisagem seca.

A primavera no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão.

As temperaturas também são mais amenas, embora, em muitas regiões do país, o inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.

No hemisfério Norte, as estações do ano não ocorrem na mesma época que no hemisfério Sul. Assim, quando é primavera no hemisfério Norte, no hemisfério Sul temos o outono. No hemisfério Norte, a primavera inicia-se entre os dias 20 e 21 de março e termina entre os dias 22 e 23 de junho, iniciando, assim, o verão.

O que são as estações?

As estações do ano ocorrem devido ao movimento que a Terra faz em torno do Sol, denominado de movimento de translação. A Terra orbita o Sol com o seu eixo derotação   inclinado em relação ao seu plano orbital, assim, os raios solares incidem mais sobre um hemisfério que sobre o outro, iluminando-o e aquecendo-o mais que ao outro hemisfério.

Na linha do Equador, todas as estações são parecidas, devido à incidência solar ocorrer durante o mesmo período de tempo, todo o ano, e o Sol do meio-dia manter praticamente a mesma altura. Isso já não ocorre à medida que nos afastamos da linha do Equador.

A incidência solar varia de forma mais acentuada à medida em que nos afastamos da linha do Equador e as diferenças entre as estações também são mais acentuadas. Existem quatro estações do ano. São elas:

  • Primavera: caracterizada pela presença das flores na vegetação;

  • Verão: caracterizado pelas temperaturas mais altas;

  • Outono: caracterizado pela queda das folhas na vegetação;

  • Inverno: caracterizado pelas temperaturas mais baixas.

É importante lembrar que essas características distintas das estações são melhor observadas em regiões distantes do Equador. No Brasil, por exemplo, são observadas apenas uma estação chuvosa (verão) e uma estação seca (inverno), principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Na região Sul, já se pode observar melhor as diferenças entre as estações.

Equinócio, o que é?

Devido ao eixo de inclinação da Terra, os dois hemisférios são iluminados de forma diferente. No entanto, existem duas situações em que o Sol acaba incidindo seus raios perpendicularmente sobre a linha do Equador, o que acaba por iluminar de forma igual os dois hemisférios: essas situações são denominadas de Equinócio.

O equinócio de março marca o início das estações do outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte — entre os dias 20 e 21 de março, e o equinócio de setembro marca o início da primavera no hemisfério Sul e outono no hemisfério Norte — entre os dias 22 e 23 de setembro. 

Um dado interessante: no equinócio, o dia e a noite têm duração de 12 horas cada.

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: caderno z