Um dos grandes expoentes do esporte de Nova Friburgo vai voltar a atuar em breve. Se não vive a fase mais vitoriosa em sua trajetória no UFC, Edson Barboza é sempre um lutador que gera expectativas nos fãs de artes marciais. O estilo aguerrido, os chutes e a capacidade em proporcionar verdadeiros espetáculos levantam o público nas arenas, e faz com que os friburguenses fiquem atentos e acompanhem os combates. Sendo assim, já é possível assinalar o próximo dia 29 de outubro na agenda.
É para esta data que o Ultimate está planejando o chamado “duelo explosivo” em Las Vegas (EUA). De acordo com informações do site 'Eurosport', Edson Barboza e Ilia Topuria, donos de estilos agressivos do peso-pena (66 quilos), vão medir forças em embate de dois top 15 do ranking da categoria. O friburguense possui mais de dez anos de serviços prestados à organização, onde venceu 16 dos 27 combates disputados até o momento.
Barboza ocupa atualmente a 12ª colocação no ranking peso-pena da liga e soma três reveses, sendo dois de maneira consecutiva, e duas vitórias na divisão. Além deste duelo, Edson também já faz “campanha” em suas redes sociais para participar do próximo evento no Brasil, a ser realizado no início de 2023.
A mais recente performance do lutador foi em março deste ano, em derrota para Bryce Mitchell. O friburguense conseguiu aplicar a sua especialidade, a ponto de flertar com a vitória ao aplicar knockdown nos segundos iniciais do terceiro round. Contudo, de fato, Mitchell vive momento especial.
O norte-americano resistiu e, assim como em boa parte do combate, fez prevalecer o seu jogo de chão contra Barboza. O peso-pena resistiu aos potentes do friburguense chutes e venceu a luta por decisão unânime dos juízes (30-25, 30-26 e 30-27),
Aos 35 anos de idade, Edson Barboza soma 22 vitórias e 11 derrotas na sua carreira no MMA. Desde que desceu ao peso-pena (até 65,8 quilos) em 2020, são duas vitórias e três derrotas. Após um revés polêmico contra Dan Ige, o friburguense venceu duas seguidas, incluindo um nocaute impressionante contra Shane Burgos, antes de sofrer um nocaute contra Giga Chikadze em agosto passado. Antes da luta, Edson era o décimo colocado do ranking peso-pena, mas perdeu algumas posições.
Por outro lado, Ilia Topuria é apontado como uma das grandes promessas da categoria. O lutador, que está no UFC desde 2020, ainda está invicto na companhia após quatro compromissos. Em sua última atuação, o competidor nocauteou Jai Herbert, em março deste ano, o que lhe colocou na 15ª posição no ranking dos penas.
Deixe o seu comentário