Em Portugal e no Rio, lutadores de Friburgo brilham no MMA e no kickboxing

Fábrica de talentos nas artes marciais continua produzindo aos montes
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
por Vinicius Gastin
Davi Schuenck encarou uma verdadeira batalha e saiu vencedor
Davi Schuenck encarou uma verdadeira batalha e saiu vencedor

Seja no Estado, no país ou mesmo fora dele, quando um atleta de Nova Friburgo sobe ao ringue, tatame ou octógono, a expectativa é grande. A fábrica de talentos nas artes marciais continua produzindo aos montes, e alguns lutadores da nova geração conquistaram resultados grandiosos durante eventos nos últimos dias. Lutando contra adversários e adversidades, eles continuam levando o nome do município para os lugares mais altos dos pódios por todos os cantos.

Durante o evento Albufeira Fight 1, por exemplo, realizado em Portugal, dentre os 30 lutadores, distribuídos em 15 lutas, sendo cinco amadoras e outras dez profissionais, estavam duas jovens promessas de Nova Friburgo. Eles integram o projeto social Jiu-Jítsu para Todos, e iniciaram com apenas 11 anos de idade. Com dedicação nos treinos, disciplina e força de vontade, Luiz Filipe Marques (abaixo) e Davi Schuenck ganharam a oportunidade de representar o município na primeira luta internacional de MMA da história do projeto, e na bagagem, trouxeram dois cinturões.

Em uma das lutas consideradas como das melhores do card preliminar e do evento, Luiz Filipe encarou Dani Martins e, no segundo round, aplicou uma “guilhotina” para finalizar o adversário e conquistar a vitória. Já Davi Schuenck venceu Alexandre Parga numa verdadeira batalha, sendo campeão por unanimidade de votos dos juízes. Ambos os friburguenses não enfrentaram adversários simples. Tanto Dani quanto Alexandre já conquistaram eventos internacionais de MMA e fazem parte da Seleção Portuguesa, o que valoriza ainda mais os resultados alcançados em solo lusitano.

“Conseguimos levar essa vitória para Nova Friburgo. É um título inédito de atletas amadores, e de jovens que vieram de um projeto social. Eles já competiram em vários estados do Brasil, e realizamos esse sonho para abrir as portas para o mundo”, vibra Filipe Grativol, idealizador e coordenador da iniciativa social.

O projeto Jiu-Jítsu para Todos  surgiu em 2014, através do professor Filipe, com o objetivo de promover a inclusão social, integrando à equipe atletas com condições financeiras limitadas ou portando alguma deficiência física. A iniciativa atende, atualmente, a cerca de 70 crianças e jovens.

Kickboxing

Tão jovens e talentosos quanto a dupla campeã em Portugal, Gilberto Frossard (abaixo) e João Gabriel Severo também brilharam no Campeonato Intermunicipal de Kickboxing e na primeira edição do Campeonato Universitário de Kickboxing, ambos realizados pela Federação do Estado do Rio de Janeiro da modalidade. Ambos os eventos serviram como seletiva para a Copa Brasil e o Primeiro Campeonato Brasileiro de Kickboxing Universitário, que serão realizados na cidade de Maringá, no Paraná, em setembro. 

O atleta Gilberto Frossard Chermaut participou na modalidade Low Kicks - até 81 quilos - e foi vice-campeão,  além de se sagrar campeão na modalidade Light Contact do Campeonato Universitário, representando a Universidade Estácio de Sá. Também participou do Campeonato Intermunicipal o atleta João Gabriel Severo que, apesar de uma lesão que sofreu no joelho, alcançou a terceira colocação na modalidade Kick Light, Sub-17. Os atletas friburguenses integram a equipe Kickboxing da Serra.

 

 

LEIA MAIS

Lutador friburguense tem utilizado as redes sociais com frequência para mostrar rotina de treinos pesados

Atleta friburguense aguarda por um novo desafio dentro da divisão

Albufeira Fight 1 será realizado no próximo dia 18

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: UFC