O poder da união de entidades diversas pelo bem de Nova Friburgo foi a tônica dos discursos no café da manhã de apresentação da 30ª edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima (Fevest), promovido na sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) nesta segunda-feira, 29. O encontro reuniu empresários do comércio, da indústria, expositores, imprensa e o secretário municipal de Finanças, André Montechiari Lobosco, para apresentar detalhes da feira que acontecerá desta quinta-feira, 1º, a domingo, 4 de setembro, no Nova Friburgo Country Clube.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende (acima), destacou o apoio financeiro e operacional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), por intermédio do Senac RJ, para viabilizar a Fevest em 2022. Ele relatou que o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, autorizou igualmente o patrocínio do Sebrae à feira, em reconhecimento ao seu papel para a economia do município e à relevância do segmento de moda para a sociedade fluminense, por gerar milhares de empregos, oportunidade de renda e movimentar uma extensa cadeia do comércio.
“Fui procurado por empresários que queriam que a feira retornasse, mas não contavam com recursos para isso. Levei o grupo ao Queiroz, que mais uma vez demonstrou carinho por Nova Friburgo ao contribuir para o resgate, para nossa cidade, de um evento da magnitude da Fevest. A Fecomércio tem feito um trabalho fantástico aqui”, acentuou.
Entre intervenções recentes da Fecomércio em Nova Friburgo, Braulio Rezende citou a reforma e a ampliação do hotel do Sesc, que ganhou 30 novos quartos; o Festival Sesc de Inverno, que animou a cidade com programação cultural durante 15 dias no mês de julho; e a futura transferência da unidade do Senac para uma grande sede no Espaço Arp, que já está em obras e onde será instalado um polo de gastronomia regional.
O presidente do Sincomércio explicou ainda que, além do portfólio habitual de capacitação para o comércio de bens e serviços, o Senac passará a oferecer cursos para chef de cozinha, garçom, recepcionista de hotel e outros.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro (acima), ressaltou que, ao se juntarem à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na organização da Fevest, as entidades do comércio pretendem que ela se fortaleça e reencontre o caminho do sucesso.
O presidente do Nova Friburgo Country Clube, Roosevelt Concy (acima), e o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (SindVest), Marcelo Porto (abaixo), enalteceram o empenho de Braulio Rezende para recuperar a Fevest. Marcelo comentou que a feira, evento de negócios e de relacionamento, se acha em um momento crucial de reinvenção.
O secretário municipal de Finanças, André Montechiari Lobosco (abaixo), falou das horas dedicadas pelos empresários ao evento, em detrimento de seus interesses particulares, e dos muitos sonhos envolvidos nas articulações para que a Fevest ocorresse em 2022 após dois anos sem ser realizada devido à pandemia da Covid-19.
Braulio Rezende completou que a Fecomércio RJ se colocou ao lado dos empresários e da população friburguense ao investir na feira, ao mesmo tempo em que vai conferir aos alunos de moda e beleza do Senac chance de atuarem na produção dos desfiles de abertura do evento. O Senac RJ montará estande para visitantes em que disponibilizará tour virtual aos seus ambientes de aprendizagem e participará da agenda de palestras.
“A Fevest perdeu algumas características originais e correu risco de acabar. Vamos retomar a feira com intenção de fazer um bonito evento este ano, um melhor em 2023, e assim por diante. Desejamos transformar a Fevest em uma feira de repercussão nacional e até internacional”, finalizou Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário